Sabia que os bebês tem mais ossos que os adultos?

“Com quantos ossos o corpo humano nasce? Ele diminui conforme o crescimento? Quantos ossos o corpo humano tem realmente uns dizem que nascemos com mais de 300 outros dizem que nascemos com 270 e acabamos com 206 qual é a verdadeira quantidade?” Renata Priotto

Isso é verdade, Renata: os recém nascidos tem muito mais ossos do que os adultos. O que acontece é que um bebê, apesar de já ter o organismo amadurecido para uma vida fora do útero, os ossos ainda precisam de um tempo para estabilizarem seu número definitivo. Depois que o bebê nasce, alguns ossos se fundem com o tempo. Um exemplo é osso do quadril (ilíaco) formado após fusão dos ossos ílio, ísquio e púbis que acontece no final da adolescência.

Algumas pessoas dizem que temos 300 ossos ao nascer, outras dizem que são cerca de 270. A maioria concorda que um adulto geralmente possui 206 ossos distintos, mas você vai ver muita variação nessa contagem pois depende muito da interpretação de cada um. Por exemplo o esterno que conta-se normalmente como um osso único, mas alguns autores preferem subdividi-lo em 3 porções diferentes, daí conta-se 208 ossos. Variação também existe com o sacro e o cóccix, por isso é melhor contar estes como um osso cada.

Ainda existem as pessoas que possuem ossos extras como costela supranumerária ou ausência de um ou mais ossos, como o caso da ausência congênita do esterno.

esqueleto-humano

Fonte: Sleewee