Por que o leite sobe quando é fervido?

“Adoro o Diário de Biologia e todos os dias entro pra ver alguma atualização. Parabéns pelo site! Queria saber por que o leite sobe quando está fervendo? Sempre tive essa dúvida.” Maria Tereza

Maria Tereza, o leite não é somente um líquido, ele é um composto orgânico rico em proteínas, gorduras, sais minerais e lactose, um tipo de açúcar. Ao ser aquecido as gorduras e a lactoalbumina, uma das proteínas solúveis presentes no leite, sobem para a superfície formando aquela película conhecida popularmente como “nata”.

A temperatura de ebulição da água é menor do que a das demais substâncias que constituem o leite. Assim, a água contida no leite atinge seu ponto de ebulição antes das demais substâncias e por causa do fenômeno da evaporação formam-se as bolhas que são menos densas do que a água líquida e por isso sobem empurrando a película formada pela combinação de gorduras e proteínas, que proporcionam muita resistência à tensão superficial do leite. Essas bolhas empurram para cima, de forma desordenada, a camada de gorduras e proteínas, fazendo a “espuma” subir e derramar o leite.

Se desligarmos o fogo, imediatamente a espuma cessa. Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando a temperatura diminui. Quando fervemos água pura isso não acontece porque as bolhas de vapor atravessam facilmente a superfície do líquido e se rompem, o que permite que o vapor de água escape para o ar.

leite-fervendo
O leite não é somente um líquido, ele é um composto orgânico rico em proteínas, gorduras, sais minerais e lactose, um tipo de açúcar.

Fonte: Galileu e Mundo Estranho