Veja oito alimentos que você não pode dar aos seus gatos

4891

A maioria de nós gosta de agradar nossos pets com comidas que consideramos gostosas e nem imaginamos que podemos prejudicar a saúde do nosso bichinho. Portanto, fique atento às dicas dos veterinários Márcio Antônio Brunetto e Wagner Luís Ferreira sobre oito alimentos que são tóxicos para os gatos, publicados originalmente na Veja.

1. Alho e Cebola: altamente tóxicos para os felinos pois contêm dissulfeto de alipropila e alicina, moléculas que destroem suas hemácias, causando anemia. Evite dar comida temperada com alho e cebola a eles.

2. Osso: eleva a concentração de minerais, principalmente cálcio, na urina. Gatos são animais de deserto e bebem pouca água, por isso costumam ter complicações urinárias e o alto consumo de minerais contribui para a piora do quadro.

3. Gordura animal: como éaltamente calórica favorece a obesidade, outro problema comum entre os bichanos. Pode causar também diarreia e vômitos e em excesso gera uma pancreatite: o pâncreas é o produtor da lipase, enzima que digere gordura e uma dieta rica em gordura força o pâncreas a produzir mais lipase, cansando e inflamando o órgão. (Isso vale para nós também).

4. Uva: é a fruta mais perigosa para eles, pois em grande quantidade, fere seus rins causando doença renal aguda. Ainda não se sabe o porquê.

5. Azeitona: ela em si não faz mal, o problema de novo tem a ver com os rins do felino: azeitona em conserva tem alto teor de sódio, que pode lesionar os rins e agravar a doença dos animais que já têm problemas renais.

conheca-alimentos-proibidos-gatos
Até os 45 dias de vida pode oferecer leite de vaca, mas a partir daí a lactase, enzima responsável pela digestão do leite, é inativada. Por esse motivo, adultos podem ter diarreia e vômitos. Foto: Reprodução/fofuxo

6.  Leite: até os 45 dias de vida pode. A partir daí a lactase, enzima responsável pela digestão do leite, é inativada. Por esse motivo, adultos podem ter diarreia e vômitos. Leite também é rico em cálcio e pode levar a problemas renais. O iogurte pode ser dado de vez em quando porque os probióticos contidos nele fazem bem para o intestino deles assim como para o nosso. Sobre isso, você pode ler AQUI.

7. Pão e massas: carboidrato puro. Carboidratos são a fonte de energia para nós e no nosso organismo viram glicose. Gatos não precisam de carboidratos para obter energia (glicose) porque fazem gliconeogênese, processo que permite transformar proteína em glicose. Logo, alimentos ricos em carboidratos só faz eles engordarem.

8. Café: é um estimulante do sistema nervoso central tanto de humanos quanto de gatos o que pode causar taquicardia em gatos hipertensos.

Gatos são carnívoros, portanto só precisam de proteína em sua dieta. A melhor opção sempre é a ração: tem todos os aminoácidos necessários à saúde dos bichanos.

cat-eating-food
A melhor opção sempre é a ração: tem todos os aminoácidos necessários à saúde dos bichanos. Foto: Reprodução/cimarronah
Fonte: veja