Esqueça tudo que você aprendeu na infância. Coelhos não amam cenouras e ratos não amam queijo. Veja o que eles realmente gostam de comer!

“Eu estava lendo que os coelhos não devem comer só cenouras, é verdade? Então por que isso é tão divulgado?” Claudia Barreto

“Minha loja está com ratos e estou muito preocupado. Tenho colocado ratoeiras com queijos mas eles não estão caindo na isca. Queijo é a melhor isca para pegar ratos?” Eduardo Henrique

A alimentação correta dos animais domésticos e pragas, ainda são um problema. Todo mundo fala que coelho ama cenoura e prefere este vegetal acima de qualquer outro e que os ratos não resistem a queijo e são capazes de morrer para roer um pedacinho… Será que é assim mesmo? Será que é bom para o coelho comer cenouras todos os dias? Será que o rato dispensaria qualquer coisa por um pedaço de queijo?

Coelhos amam e preferem cenouras: MENTIRA

Sim, isso é mentira. Se você oferecer uma cenoura ainda com as folhas, o coelho certamente comerá primeiro as folhas e a cenoura será sua segunda opção se ele estiver faminto e você pode fazer o teste se tiver um coelho em casa. Coelhos preferem pastar em grama verde e poder selecionar qual folha irão ingerir. Fora isso, eles preferem feno, couve, brócolis, repolho e outros vegetais verdes do que cenoura. Aliás a cenoura tem sido a grande vilã dos coelhos de estimação.

Muitos ingerem apenas cenoura e por isso desenvolvem cáries e problemas digestivos. A cenoura é rica em açúcar e comer somente cenouras pode matá-lo. A “lenda da cenoura” surgiu por causa do filme de Clark Gable de 1934 onde apareceu pela primeira vez um coelho comendo cenoura. Logo, os desenhos animados do Pernalonga (Bugs Bunny, em inglês) começaram a imitar isso, e em quase todas as cenas o coelho mais famoso do mundo comia cenoura. Com isso, há cerca de 80 anos as crianças já crescem sabendo que coelhos são apaixonados por cenouras, o que tem causado grande problemas para os coelhos domésticos de todo o mundo.

conejos_navidad
Podem observar nesta imagem: os coelhos estão comendo as folhas de cenoura primeiro e não a cenoura!

Ratos amam e preferem queijos: MENTIRA

Na cabeça das pessoas, ratos amam queijo na mesma proporção em que o coelho ama cenouras. Mas isso não é verdade! Segundo a “lenda do queijo”, o rato deveria enfrentar qualquer perigo para ter um pedaço de queijo e isso inclui se aventurar em uma ratoeira. Na verdade, foram feitos testes e descobriram que os ratos respondem ao gosto, cheiro e textura dos alimentos. O queijo, por sua vez, é um alimento de cientistas descobriram que o cheiro e sabor muito forte que não agrada ao paladar e olfato dos ratos.

Estes animais preferem alimentos com teores de açúcar como grãos, biscoitos, aveia, chocolate e cereais e por essas opções os ratos dispensariam qualquer tipo de queijo. Inclusive, os ratos de laboratório são “pagos” com estas opções ao invés de queijo. Esta lenda popular surgiu na época medieval, quando os armários das casas eram abarrotados de queijos e a infestação de ratos era descontrolada. Os ratos eram surpreendidos comendo queijos pois era o único alimento de fácil acesso, não tinha outra opção. Era queijo ou queijo! A partir daí relacionou-se ratos a queijos e essa lenda vem sendo alimentada através dos séculos e logo, com o surgimento dos desenhos animados a coisa se tornou praticamente uma lei!

Mil vezes um biscoitinho doce!
 Fonte: Telegraph e Cracked