Ageusia: Pessoas que não sentem gosto de nada!

9130

“Existe alguma doença em que a pessoa não sente gosto de nada? Isso tem cura? É pro resto da vida?” (Lúcia Santos)

Existe, Lúcia. A capacidade de sentir gostos, conhecida como paladar ou gustação, é um dos cinco sentidos do corpo humano. Uma situação bastante desagradável é quando não se pode ter o prazer de saborear os alimentos. Uma pessoa que não consegue sentir o gosto da comida pode se alimentar menos, ficando desnutrida, ou, até mesmo, ingerir alimentos estragados! Raramente alguém tem a ageusia (perda completa da capacidade de sentir gostos), geralmente o que ocorre são distúrbios, muitas vezes temporários, que causam a diminuição do paladar (hipogeusia). Algumas pessoas desenvolvem a disgeusia, em que o sentido do paladar é alterado ou distorcido. Os distúrbios do paladar possuem diversas causas e dificilmente alguém nasce com eles.

O paladar é intimamente relacionado com o olfato. Alguns sabores mais complexos (como o de framboesa, por exemplo) exigem tanto o paladar quanto o olfato para serem identificados. Se por algum motivo uma pessoa perde um pouco ou todo o olfato, ela, também, terá uma perda no paladar.

Quando estamos resfriados parece que a comida não tem o mesmo sabor de sempre. Isso acontece, por exemplo, por que as fossas nasais são obstruídas (nariz entupido), então os odores não conseguem chegar aos receptores no nariz e o olfato é diminuído. O que prejudica o paladar.  A hipogeusia também pode ser causada em uma gripe, quando o vírus prejudica temporariamente as células encarregadas pelo olfato. Infecções mais sérias nos seios da face, traumatismos crânio-encefálico (comuns em acidentes automobilísticos) ou a radioterapia no tratamento do câncer são algumas das causas da perda de olfato e consequente distúrbio no paladar.

1210358804_f
Quando estamos resfriados parece que a comida não tem o mesmo sabor de sempre. Isso acontece, por exemplo, por que as fossas nasais são obstruídas (nariz entupido), então os odores não conseguem chegar aos receptores no nariz e o olfato é diminuído. Foto: Reprodução/fotolog

A ageusia geralmente é causada por condições que afetam a língua como queimaduras, inflamações e infecções; hábitos como o alcoolismo e o tabagismo intenso ou por efeitos colaterais de alguns medicamentos ou tratamentos como a radioterapia da cabeça e do pescoço. Além do que citei, existe a paralisia de Bell (uma paralisia do nervo facial que dificulta ou impossibilita a movimentação do lado afetado do rosto) que pode ocasionar a perda do paladar em um lado da língua. Problemas neurológicos ou endócrinos e a deficiência de Zinco também estão relacionados à ageusia.

O diagnóstico da ageusia é feito pelo médico através de testes de sabor e da análise do histórico do paciente. O tratamento é definido depois de identificadas as causas do problema. Em alguns casos é simples: basta a interrupção ou substituição de um medicamento ou mudança de um hábito, como parar de fumar.

9czla6mprsv4pb97z9lp2zly7
Uma pessoa que não consegue sentir o gosto da comida pode se alimentar menos, ficando desnutrida, ou, até mesmo, ingerir alimentos estragados! Foto: Reprodução/ultimosegundo

Curiosidade

A alteração do paladar pode ser utilizada para o bem. Alguns cientistas trabalham em pesquisas para desenvolver um composto que bloqueie o amargor de alguns remédios e alimentos. A ideia é que o gosto amargo seja bloqueado temporariamente, enquanto a língua está em contato com o remédio ou o alimento que contenha o bloqueador. Isso poderá contribuir para que pessoas adotem em seu cardápio alimentos saudáveis que são amargos e acabar com aquela cara feia que vem depois de tomar um medicamento com gosto amargo.

papilas
O paladar é intimamente relacionado com o olfato. Alguns sabores mais complexos (como o de framboesa, por exemplo) exigem tanto o paladar quanto o olfato para serem identificados. Foto: Reprodução/merck

 

 

Fontes: manualmerckwisegeekisaudebahiaultimosegundo