Qual tratamento Michael Jackson fez para que ficasse branco?

14881

“Qual o tratamento foi feito no Michael Jackson para que ele ficasse branco?” (Jansen De Paula)

Jansen, o cantor sempre afirmou que tinha vitiligo e que foi o tratamento do problema que o deixou branco. Muitas pessoas duvidavam de sua afirmação, mas após sua morte a autópsia confirmou que ele realmente tinha vitiligo numa grande área do corpo.

O vitiligo é uma doença da pele caracterizada pela falta de pigmentação em algumas áreas do corpo, deixando a área afetada branca. Não é maligna, mas ainda não se sabe ao certo o que causa a doença. O mais provável é que se trate de uma doença autoimune, ou seja, os anticorpos da própria pessoa atacam e destroem seus melanócitos, que são as células produtoras de melanina, o pigmento que dá cor a nossa pele e cabelo. Não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos e costuma aparecer até os 30 ou 40 anos de idade.

Existem vários tratamentos para vitiligo que são indicados de acordo com o tamanho da área afetada e sua estabilidade (as manchas podem aumentar ou não). Acredita-se que Michael Jackson usou hidroquinona e ácido retinóico (ou tretinoína), medicamentos na forma de creme que inibem a sintetização da melanina nos melanócitos saudáveis. A hidroquinona inibe a tirosinase, enzima que converte o aminoácido tirosina em melanina. É a falta de atividade da tirosinase que gera o albinismo e o uso da hidroquinona deixa a pele branca como a dos albinos. O ácido retinóico provavelmente possui o mesmo efeito inibitório sobre a tirosinase.

micheal
Acredita-se que Michael Jackson usou hidroquinona e ácido retinóico (ou tretinoína), medicamentos na forma de creme que inibem a sintetização da melanina nos melanócitos saudáveis. Foto: Reprodução/diariopern

O uso desses medicamentos inibidores da tirosinase é aconselhado nos casos em que o vitiligo atinge mais de 50% do corpo, sendo mais fácil despigmentar os melanócitos saudáveis do que pigmentar a área afetada pela doença. É uma técnica simples, mas o produto deve ser usado por um longo período de tempo e o paciente precisará de cuidados especiais com o sol durante toda a vida, razão pela qual o cantor Michael Jackson era sempre visto em público com luvas, chapéus e guarda-sol.

tdcau2
Nesta imagem parece bastante claro o quanto o virtiligo já estava evoluído na pele do cantor. Foto: Reprodução/anotherpartofme

 

Fonte: scieloeinsteindrauziovarella