Para que serve o vento?

Texto de João Calafate – Professor de Ciências/ Portugal
Afinal o que é o vento? Será que ele é  bom ou mau para nós?

O vento é a circulação geral, dinâmica e constante da atmosfera, ou o fluxo de gases em larga escala de locais de maior para locais de menor pressão. Em linguagem popular: “o vento é o ar em movimento!

Quando passa pela na nossa pele cria-nos instantaneamente sensação de frio, pois a temperatura média da pele diminui, sendo este fenômeno explicado pela Termodinâmica. Este ramo da Física trata, teoricamente e experimentalmente, de sistemas macroscópicos (grande escala), grandezas como temperatura, pressão, volume, calor, trabalho, energia e entropia, e suas variações e relações.

Este fenômeno dá-se essencialmente devido a dois efeitos:

1- O arrastamento da “película” de ar quente (aquecida pelo corpo) que está junto ao corpo, perto da pele, assim como entre as fibras dos tecidos da roupa, ar esse que é substituído pelo ar ambiente que geralmente é mais frio (ainda não foi aquecido), o que faz com que haja calor a sair do corpo para esse ar frio (estamos aí, aquecendo o ar).

2-  O fato de a nossa pele se encontrar úmida (num processo que, entre outros, serve para controlar a sua temperatura), favorecendo o vento a evaporação de água do corpo (o suor, a água no corpo ao sair do banho), evaporação essa que o arrefece pois as moléculas de água que passam para a fase de vapor são as que têm mais energia, pelo líquido que fica passa a ter menos energia cinética microscópica média, ou seja, passa a ficar com temperatura mais baixa. Este efeito é bem visível na roupa que está secando, que é mais eficiente nos dias com mais ventos, ou quando saímos do banho e ficamos arrepiados de frio.

ac46d593944b221e246c9afbe59941e0
Em linguagem popular: “o vento é o ar em movimento!” Foto: Reprodução/laisreginadf

Assim, a chegada do ar quente junto ao corpo e a evaporação da água que o umedece, ambos favorecidos pelo vento, são os “culpados” pela queda na temperatura corporal. Contudo, vento é muito importante, pois o nosso corpo, e o dos outros animais e plantas, precisa de libertar calor para podermos viver, e neste aspeto o vento pode ser uma preciosa ajuda.

Além disso, o ar em movimento carrega uma grande quantidade de grãos de pólen (polinização anemófila), que mais cedo ou mais tarde irão fecundar uma flor  e também pode carregar sementes. O vento, transporta as nuvens nuvens para lugares carents de chuva. Auxilia o voo de certas aves que assim realizam voo planado, como por exemplo a gaivota, que acabam economizando energia. Renova o ar que respiramos e torna possível a prática de certos esportes recreativos e radicais. Esculpe, a seu gosto, a natureza!

O vento serve, também, para gerar electricidade, através de sua energia cinética ou energia eólica, que é amiga do ambiente, entre muitas outras benfeitorias. Pensando bem, o vento tem mais a nos oferecer do que  podemos imaginar!

ppsnv2
O ar em movimento carrega uma grande quantidade de grãos de pólen (polinização anemófila), que mais cedo ou mais tarde irão fecundar uma flor e também pode carregar sementes. Foto: Reprodução/nominimodarrisada