Como a pessoa que é vesga enxerga?

36475
estrabismo: Como uma pessoa vesga enxerga

“Quem tem o olho “zarolho” (vesgo) enxerga para qual lado? Ou seja, como uma pessoa vesga , com estrabismo, vê o mundo? (Ana Paula Morais)

Na verdade Ana Paula, quem tem estrabismo (ou vesgueira) enxerga as imagens duplicadas. Nossos olhos são paralelos entre si e qualquer desalinhamento é considerado estrabismo. Existem 4 tipos de estrabismos: convergente (um ou os dois olhos desviam em direção ao nariz), divergente (um dos olhos desvia para fora), vertical (um dos olhos está desviado para cima ou para baixo) e intermitente (um dos olhos desvia em alguns momentos). Costuma aparecer até os 8 anos de idade, mas também pode ocorrer em adultos.

 Os sintomas são a visão dupla (diplopia, maior queixa entre crianças mais velhas e adultos estrábicos), dor de cabeça e torcicolo causado pela inclinação da cabeça para enxergar melhor. A visão dupla não é queixa entre as crianças mais novas, pois inconscientemente elas começam a ignorar uma das duas imagens, inibindo o desenvolvimento das conexões nervosas entre o olho e o cérebro. Por consequência, a visão do olho ignorado fica cada vez mais fraca até desaparecer por completo, o que é chamado de ambliopia.

 Há tratamentos para o estrabismo e o objetivo é preservar a visão do paciente. De acordo com o caso, o tratamento pode ser feito com colírios, tampão no olho normal para estimular a visão no olho deficiente, óculos e exercícios de fortalecimento dos músculos oculares. Se depois de corrigido o problema da visão o olho ainda estiver desviado pode ser feita uma cirurgia para reposicionar o globo ocular.

O estrabismo não some com o crescimento, portanto assim que o desvio for notado deve-se procurar tratamento. Demorar para iniciar a correção do problema pode levar a perda definitiva da visão do olho afetado.

estrabismo: Como uma pessoa vesga enxerga
Ilustrações mostrando os tipos de estrabismos: Hipotropia, Hipertropia, Exotropia, Estropia. Foto: Reprodução/oticaimperial

 

Fonte: cemahospitaldrauziovarella e visaolaser