Por essa você não esperava: somos 2 centímetros  mais altos logo que acordamos

 ” Uma vez li em algum lugar que quando acordamos somos mais altos. Isso é verdade mesmo?” (Elísio de Souza)

Elísio, sua dúvida é muito curiosa e interessante e sim, é verdadeira, devido a dois principais fatores. Mas, o efeito dificilmente será perceptível a olho nu, pois a diferença entre a altura máxima e mínima, que será entre o levantar e o deitar, é bastante pequena (no máximo de 2 centímetros).

A nossa coluna apresenta vértebras e estas são separadas umas das outras por discos intervertebrais, amortecedores naturais, responsáveis por poupar a nossas vértebras de choques constantes, preservando assim a estrutura dos ossos da coluna. Estes discos são compostos de um tecido cartilaginoso que tem uma consistência parecida com a da gelatina. Logo de manhã, as vértebras estão bem alinhadas, empilhadas umas sobre as outras com um determinado espaço entre elas. Mas, ao longo do dia, perdemos água através da urina e da transpiração e os discos vão lentamente se desidratando. A desidratação diminui o tamanho deles, como se fossem esponjas secando, e isso faz com que as vértebras fiquem mais próximas e então, nossa coluna fica mais curta.

O outro aspeto que devemos considerar é a atração gravitacional que a Terra exerce sobre os nossos corpos e consequentemente sobre a nossa coluna vertebral. Durante o dia, sofremos constantemente o impacto da força da gravidade fazendo tensão nos nossos músculos e comprimindo a “gelatina” que temos entre as vértebras, o que provoca o achatamento dos discos intervertebrais e, por isso, temos uma perda de estatura.Durante a noite e quando acordamos, a musculatura que segura a coluna está relaxada e a força da gravidade não atua no sentido de comprimir os discos intervertebrais, pois estamos numa posição horizontal, e por isso nesta altura somos realmente um pouco mais altos.

 Quanto pior a postura da pessoa ao longo do dia, mais tensos irão ficar os músculos e mais comprimidos acabarão os discos intervertebrais. Por isso, quem não consegue manter a coluna reta tende a perder mais altura do que os que conseguem. Algumas pessoas vão dormir até 2 centímetros mais baixos do que na hora em que acordam.

😯 Por isso, se quiser ficar mais alto na carteira de identidade, tire sua foto logo pela manhã.

Resumindo: Quando acordamos somos um pouco mais altos, pois a nossa coluna vertebral é formada por vértebras que são separadas por um tecido cartilaginoso, sendo que ao longo do dia este tecido vai sendo comprimido devido à ação da gravidade sobre as vértebras do nosso corpo na posição vertical e também devido à perda de água diária deste tecido que faz com que fique mais seco e consequentemente de menor tamanho.

Anatomia-coluna-vertebral
Durante o dia, sofremos constantemente o impacto da força da gravidade fazendo tensão nos nossos músculos e comprimindo a “gelatina” que temos entre as vértebras, o que provoca o achatamento dos discos intervertebrais. Foto: Reprodução/karinasalomoni
Fontes: super e mgregnani    Texto de João Calafate – Professor de Ciências/ Portugal