Como as girafas dormem?

“É verdade que as girafas dormem em pé?” Fábio Moreno

 Fábio, apesar do seu tamanho, as girafas não precisam de muito descanso para recarregar suas energias. Elas necessitam apenas de duas horas por noite para descansar. Nas savanas africanas, seu ambiente natural, estes animais precisam estar sempre atentos aos perigos, pois, existem muitos predadores, como leões, hienas, leopardos, entre outros que se juntam em grandes grupos e caçam girafas, principalmente os filhotes.

Os adultos precisam estar atentos para proteger sua prole. Não são animais violentos, mas defendem seus filhotes com muito vigor. Por causa disso, na natureza elas normalmente dormem em pé. Para que não fiquem cansadas, o esqueleto é adaptado, fazendo com que as articulações (como joelhos) fiquem travadas enquanto dormem. Mantendo-se em pé, facilita a fuga e a proteção do filhote. Quando está deitada e precisa levantar, o processo é muito demorado, por causa das pernas longas e do pescoço gigantesco, dormindo em pé, a fuga fica bem mais fácil. Elas também podem apoiar o pescoço em uma árvore alta e tirar uma soneca em pé.

Mas isso não quer dizer que elas nunca deitem. Em um ambiente seguro, como no cativeiro, elas podem deitar encolhidas e dobrarem o pescoço por cima do corpo ou mantê-lo para o alto. Uma girafa nunca deita esticada. Aliás, quando uma girafa está toda esticada no chão, geralmente está muito doente.

girafa500a
Girafas podem dormir deitadas mas como o pescoço esticado! Foto: Reprodução/flickreazw
IMG_8867-fix
Podem dormir em pé apoiando o pescoço em uma árvore alta. Foto: Reprodução/juliannabelle
sleeping-giraffe-3
Se estiverem em local seguro, podem deitar e apoiar o pescoço sobre o corpo. Foto: Reprodução/neatorama
Giraffe_Ithala_KZN_South_Africa_Luca_Galuzzi_2004
Podem dormir em pé, apoiando ou não em uma amiga. Foto: Reprodução/natgeo
giraffe500b
Mas se estiverem esticadas com o pescoço no chão podem estar muito doentes. Foto: reprodução/wildlifeclubskenya.

Fonte: Today I Learned Something New e Girafa Mania