Areia movediça existe de verdade?

Areia movediça existe de verdade? Ou é coisa de filme? Se existe que fenômeno seria? (Mary Morenso)

Olá Mary! A areia movediça existe sim, mas calma, ela não é do jeito que é mostrada nos filmes você não será “sugada” para um poço sem fundo, a formação em si não tem capacidade de “engolir” uma pessoa como retratado nos filmes, além do mais, é um pouco difícil encontrar um “lamaçal” tão profundo. As principais “vítimas” da areia movediça são os animais, que podem atolar as quatro patas não tendo como fugir e mesmo assim o animal morrerá de sede ou fome se não for resgatado a tempo, ou afogado em locais onde a maré sobe muito rápida.

A formação da areia movediça é algo natural e tende a ocorrer em quase todos os locais que tenham água, como: margens de rios, praias, mangues… Pois basta a união de dois elementos simples: grãos de areia e água. Ela se forma quando a água reduz o atrito entre os grãos de areia, formando um solo dissolvido ou “movediço”, esse efeito aumenta quando uma pessoa ou animal faz movimentos bruscos para escapar, portanto é mais eficaz realizar movimentos lentos e se for o caso, apoiar os braços em áreas próximas com solo firme para sair.

quicksand
Areia movediça não é como nos filmes que a pessoa é “sugada” para um poço sem fundo, a formação em si não tem capacidade de “engolir” uma pessoa. Foto: Reprodução/chicagonow

Para ficar mais claro de como funciona a areia movediça: Pense na construção de um castelo de areia na praia, com areia seca os grãos ficam dispersos e é impossível que ele seja construído, por outro lado se você for colocando água aos pouquinhos a areia vai ficando molhada e os grãos vão ficando mais próximos, o solo está mais concentrado que a areia seca, e sua construção estaria quase pronta. Porém, acidentalmente você derruba uma quantidade muito grande de água e toda sua “obra de arte” se desmancha, a areia agora está bem viscosa, e você não consegue mais modelá-la, isso por que os grãos de areia se separaram fazendo com que o solo esteja bem solto assim como nas “areias movediças”.

losing_battle_by_kenham1-d4ttd8r
A areia movediça se forma quando a água reduz o atrito entre os grãos de areia, formando um solo dissolvido ou “movediço”, esse efeito aumenta quando uma pessoa ou animal faz movimentos bruscos para escapar. Foto: Reprodução/morelikethis

FONTES: mundoestranho e brasilescola

Texto de Thailine Costa – Bióloga