O olho deste menino africano não é photoshop e não é herança genética. Entenda porque ele tem o olho assim!


E não é mesmo! As imagens que estão encantando as pessoas de todo mundo foram feitas pela fotógrafa Vanessa Bristow e realmente causam uma certa dúvida devido a coloração tão azul brilhante que este menino tem. Antes que se desconfie da veracidade das imagens, vários testes bastante aprofundados garantiram que a imagem é original sem qualquer manipulação.


Vanessa contou que durante uma viagem ao Zimbabue, na África seu cachorro ficou perdido e ela saiu para procurá-lo quando encontrou esta criança brincando com os amigos. Os olhos do menino chamado Theuns eram hipnotizantes e ela pediu autorização à mãe para fotografá-lo. Da mesma forma que o menino se sentiu abismado com uma mulher branca segurando uma máquina estranha nas mãos, Vanessa igualmente fascinou-se com aquela criança.

051
Antes que se desconfie da veracidade das imagens, vários testes bastante profundados garantiram que a imagem é original sem qualquer manipulação. Foto: Reprodução/jornalciencia

Assim que revelou as fotos, ela encaminhou-as para um oftalmologista que sugeriu que o garoto de pele negra e olhos azuis, possivelmente é um caso de Albinismo Ocular ou um caso de Ueíte Juvenil.  O Albinismo Ocular é uma alteração genética caracterizada pela redução ou ausência de síntese de melanina, quando acomete somente os olhos é uma doença de transmissão recessiva ligada ao cromossomo X. Já a Ueíte Juvenil é uma inflamação que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coróide). Ambos os casos reduzem a melanina da íris.

olhosazul
O Albinismo Ocular é uma alteração genética caracterizada pela redução ou ausência de síntese de melanina, quando acomete somente os olhos é uma doença de transmissão recessiva ligada ao cromossomo X. Foto: reprodução/africageographic
Fonte: jornalciencia hoaxorfact

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.