Redemoinho monstruoso? Que fenômeno é mostrado neste vídeo?

“Gostaria de saber qual o fenômeno acontece neste vídeo?” Symon, Ailton Guilherme, Juliana Parisi, Débora Gonçalves, Jerson Mário, Alexandre M. e Cíntia Aparecida.

Pessoal, este redemoinho se tornou um grande viral, todo mundo está querendo saber como e porque isso aconteceu. Bom, segundo informações, este vídeo foi gravado por Janis Astics em abril de 2013, em Dviete Parish na Letônia, durante uma enchente formada pelo derretimento natural dos blocos de gelo na transição de estações climáticas. O fenômeno parece assustador e a força do redemoinho suga tudo que está por perto: peixes, blocos de gelo, pequenas ilhas de detritos, troncos de árvores. Tudo que entra parece ir para o fim do mundo.

Bom, mas para decepção de muitos, este redemoinho não é natural, infelizmente! Na verdade, com a enchente provocada pelo degelo, o nível da água subiu muito. Ali, onde se formou o redemoinho, tem uma ponte de concreto que interrompeu o curso da água, formando uma espécie de barragem. A água encontrou um meio de escapar formando uma espécie de funil onde descia para um nível mais baixo depois da ponte. E então, tudo que entrava no redemoinho, saía do outro lado da ponte, à jusante. A pessoa que fez a filmagem, não mostrou a parte de baixo para onde a água saía à jusante, que era logo ali. Foi esperta, porque com isso o vídeo ficou super famoso no mundo inteiro e milhares de pessoas tem compartilhado.

O vídeo é um pouco longo, mas deixa a gente hipnotizado com o fenômeno, mesmo depois de saber que ele não é natural!

Os redemoinhos verdadeiros formados, geralmente, em alto mar se dão pelo encontro de uma porção de água aquecida com outras circunvizinhas mais frias

  •  A temperatura média de aquecimento da água tem que estar por volta de 26° C. A água se torna mais leve a esta temperatura e eleva seu nível de evaporação;
  •  Passam a existir as chamadas áreas de baixa pressão, em razão de o ar ficar diferente nessas superfícies;
  • O vento nestas áreas sopra em movimentos circulares. Daí então está formado o redemoinho no mar.
redemoinho
Seria muito assustador se este fenômeno fosse natural. Foto: Reprodução/youtube

Fontes: huffingtonpost, gente-estranha e brasilescola