Por que o homem tem os testículos por fora do corpo? A razão é simplesmente fantástica!

“Por que os homens tem o saco escrotal para fora do corpo, não seria mais “estético” se aquela coisa ficasse para dentro?” Zika

Olha Zika, na verdade tem que ser assim e praticamente em todos os mamíferos o macho tem as estruturas produtoras de espermatozoides para fora do corpo.

Existe uma razão simples. Os espermatozoides só são produzidos a uma temperatura dois graus menores do que a temperatura do organismo, ou seja, em torno de 34°C. Por causa disso, os testículos (estrutura onde os espermatozoides se formam) estão localizados no escroto (saco) e  ficam praticamente pendurados do lado de fora do corpo. Nesta posição, os testículos se mantém na temperatura ideal para a produção do esperma. Quando homens tem febres muito altas ou se expõe a um calor excessivo, a produção de espermatozoide costuma cair consideravelmente, além de comprometer a mobilidade e gerar anomalias nestas células.

Da mesma forma, o corpo se organiza para que a produção de espermatozoides não pare em situações frias. Assim, quando o homem toma banho frio, por exemplo, o saco escrotal se encolhe, levando os testículos para uma cavidade mais interna e favorecendo o aquecimento dos testículos.

Muitos homens não sabem mas o uso de cueca apertadas ou de tecidos sintéticos podem causar o aquecimento excessivo dos testículos e isso certamente causará um infertilidade temporária. O mesmo, dizem  alguns médicos, acontece com pessoas que trabalham em cima de motocicletas o dia todo (como os motoboys). A posição que permanecem na moto, somada ao calor excessivo do motor provoca um aquecimento nos testículos e muitos também desenvolvem infertilidade.

hwkb17_014_02
Muitos homens não sabem mas o uso de cueca apertadas ou de tecidos sintéticos podem causar o aquecimento excessivo dos testículos e isso certamente causará um infertilidade temporária. Foto: Reprodução/fotosimagenes

Mas a localização dos órgãos genitais (pênis e escroto) do lado de fora do corpo obviamente corresponde também ao papel exclusivo do macho durante a procriação. Todos os machos possui a tarefa de espalhar seus gametas em local e hora certa para que a fecundação do óvulo (gameta feminino) aconteça com sucesso. Toda anatomia dos órgãos sexuais dos machos já foram pré-selecionadas com a evolução de forma que atingisse o mais acertado possível seu objetivo reprodutivo.

Fonte: super