Por que coisas com mau cheiro nos dão ânsia de vômito?

5697

“Queria saber por que coisas com mau cheiro nos dão ânsia de vômito“. (Fernando Cabral)

Nosso olfato é capaz de distinguir odores agradáveis e desagradáveis. Ele possui receptores neurais de odores – quimiorreceptores – que levam a informação ao bulbo olfativo, área no cérebro que processa, interpreta e categoriza que tipo de odor é aquele encontrado. O sistema límbico, onde se encontra o bulbo olfativo, também processa nossas emoções e aprendizado, nos desperta a memória e relaciona aquele odor com algo já experimentado antes.

Odores malcheirosos geralmente estão associados a algo desagradável. Mas o que me causa ânsia de vômito em outra pessoa pode não ter esse mesmo efeito. Dependendo da experiência fedorenta do indivíduo, o sistema límbico se comunica com o centro do vômito, trazendo aquela vontade de regurgitar. O vômito é um reflexo que faz parte de um dos nossos mecanismos fisiológicos de defesa. Por exemplo, ao passar próximo a uma fossa nosso cérebro irá associar o cheiro à decomposição, e a sensação de nojo e medo de alguma doença ou perigo, junto com a ânsia de vomitar que vem, nos faz se afastar mais ainda daquele local. Só que, as pessoas que vivem próximas a locais fétidos já não tem mais essa sensação de enjoo. Já se tornou comum a eles aquele odor.

Então dependendo do odor, da memória e cultura do indivíduo, esse pode reagir de uma forma. Mais para saber mesmo se um odor desagradável faz mal é preciso ver se na sua composição há substâncias tóxicas ou não.

woman-hand-over-mouth-hand-on-stomach
O vômito é um reflexo que faz parte de um dos nossos mecanismos fisiológicos de defesa. Foto: Reprodução/wisegeek
Fonte: qnint e hsw