O que causa o problema de  língua presa?

5625

“A pediatra disse que meu bebê nasceu com língua presa e pode ter que fazer cirurgia. O que é língua presa? Estou apavorada! (Rosângela Aparecida)

Calma, Rosângela. Língua presa nada mais é que o encurtamento do freio lingual ou a localização do freio em uma região mais a frente da boca. Esse freio é aquele pedacinho de membrana mucosa que fica logo abaixo da língua, conectando-a a gengiva inferior da boca e interferindo nos seus movimentos e funções. A sua ocorrência não é incomum. Um estudo da Universidade de Pelotas acusou a presença da mesma numa variância de 4 a 11% das crianças.

A anquiloglossia (como também é chamada) pode ser identificada nos primeiros dias de vida. Em alguns casos não há qualquer alteração na vida do bebê. E em outros, durante a amamentação o bebê tem dificuldades em sugar o leite e, futuramente, prejuízos na fala, deglutição e mastigação.

22112006162060
A frenectomia é uma cirurgia muito simples e pode ser feito em consultório de um odontopediatra ou de um otorrinolaringologista sob anestesia local. Foto: Reprodução/odontologiamt

O ideal é que haja uma avaliação o quanto antes para apurar o grau da anomalia – leve a severa. Dependendo do grau, os médicos entram num consenso e decidem o que fazer. Quando bebê, a intervenção é menos agressiva. Ao passar dos anos, pode se resolver com uma cirurgia simples para remoção do freio da língua (frenectomia), feito em consultório de um odontopediatra ou de um otorrinolaringologista sob anestesia local. A recuperação é rápida e o acompanhamento pós-cirúrgico com um fonoaudiólogo se faz necessário.

Lingua-Presa-em-Bebê
Língua presa nada mais é que o encurtamento do freio lingual ou a localização do freio em uma região mais a frente da boca. Foto: Reprodução/comoamamentar

 Fonte: gestacaobebe e pediatriaemfoco