Coisas que você com certeza tem em casa e que estão cheias de germes

Nosso organismo é infestado de bactérias. Algumas indispensáveis para nossa sobrevivência. Nosso corpo possui também um sistema imunológico que nos livra de ter infecções a cada minuto vivido. Por causa dele, podemos viver rodeados de “pequenos monstros” e nem perceber. Sem nosso sistema imunológico correríamos altos ricos de desenvolver patologias  na nossa própria casa.

1. Escovas de dentes

Você a coloca várias vezes ao dia na sua boca e ela sempre está dentro do seu banheiro. Essas são algumas razões para que sua escova seja trocada a cada 2 meses (no máximo) pois ela é um ambiente ideal para que colônias de bactérias ocupem as cerdas, dentre elas a Streptococcus mutans, principal bactéria que causa a cárie dentária. O ambiente úmido é um terreno fértil para as bactérias e que as cerdas são esconderijos perfeitos, mesmo usando o creme dental, elas continuam ali se alimentando dos restos de comida.

Historia-da-Escova-de-Dentes-BRASIL-ESCOLA
Nossas escovas de dentes têm, neste momento, milhões de bactérias se multiplicando. Foto: Reprodução/brasilescola

 

2. Pias da cozinha e banheiro

Ambientes que estão sempre úmidos, um paraíso para bactérias. A pia da cozinha, então, é considerado um dos locais mais sujos da nossa casa, onde “criamos” sem querer muitas bactérias e germes devido ao acúmulo de sujeira que fica na louça, na própria bucha e que se deposita na pia. A pia do banheiro, além ficar sempre perto do vaso sanitário, onde diversas bactérias vivem, ainda cuspimos na pia e as bactérias adoram isso!

88532185_f3be7704f6_z
As pias de cozinha são um dos lugares mais contaminados de bactérias. Foto: Reprodução/flickr/daniboy

4. Maçanetas e puxadores de armários e geladeiras

Muito sujinho! Centenas de vezes tocamos nestes objetos durante o dia. Não tem como escapar disso, germes de todo tipo são transferidos para essas áreas, por mais que nossas mãos estejam limpas. O que pode amenizar, é manter suas mãos sempre higienizadas, desinfetadas e de qualquer forma, evitar ficar levando a mão na boca e nos olhos, locais mais sensíveis a este tipo de organismos. Quando for fazer a limpeza da casa, não esqueça de limpar bem as maçanetas e puxadores. No mais, não existe como evitar 100% a proliferação de germes nestes locais.

fechadura_digital1_276111162947546
Essa não tem jeito! Qualquer maçaneta ou puxador da sua casa, é sim, contaminado com muitas bactérias. Foto: Reprodução/atualidadesimobiliarias

5. Almofadas e travesseiros

Almofadas da sua cama e seu sofá podem abrigar bactérias, fungos e ácaros e devem ser lavadas sempre que possível e melhor, devem ser trocadas pelo menos a cada dois anos. Todas as vezes que deitamos sobre almofadas e travesseiros, a oleosidade e sujeira dos nossos cabelos, principalmente, ajudam na proliferação destes organismos. Esta é mais uma situação em que não se tem muito controle, e a melhor maneira de diminuir os perigos é mesmo trocando almofadas e travesseiros regularmente. Não tenha pena de jogar seu travesseiro no lixo!

almofadas-coloridas-na-cama-1338405346768_615x300
Ácaros, bactérias e fungos vivem nas suas almofadas e travesseiros. Foto: Reprodução/talkingabout

6. Tábuas de carne

Este utensílio deveria ser descartável. Tábuas usadas para picar e preparar legumes, frutas e carnes são depósitos de bactérias e fungos. Principalmente por causa do caldo da carne crua (frango, peixe ou boi) que favorece imensamente o ambiente para o crescimento das mais nojentas colônias de bactérias. Para as tábuas temos duas dicas: primeiro, tenha sempre duas tábuas, uma para usar com carnes e outra para usar com vegetais. As tábuas de carne estão sempre muito impregnadas de bactérias e podem contaminar os vegetais cortados nela. Outra dica, é jogar água fervendo sobre a tábua sempre que for usada com carnes e quem tem máquina de lavar louça é só lava-la na máquina todas as vezes que usar.

670px-Tenderize-Beef-Step-4
Lave sempre sua tábua com água quente. Prefira as tábuas de plástico, bactérias amam as tábuas de madeira. Foto: Reprodução/wikihow

7. Esponjas de lavar louça  e de banho

As esponjas tanto de lavar louça quanto de tomar banho são ambientes que as bactérias adoram. E quando ficamos sem usar alguns dias os fungos se instalam e aí não tem jeito: tem que jogar fora. As esponjas de louça carregam toda a sujeira dos utensílios e as retém em grande parte entre seus furinhos. Cada superfície tocada pela esponja troca germes com ela, transferindo milhões de bactérias. Uma dica é colocar a esponja no micro-ondas por 1,5 minutos na potência alta, isso vai exterminar grande parte dos germes impregnados nela.

essa
Esponjas de lavar louça são um dos utensílios mais nojentos que você tem em casa. Foto: Reprodução/macacovelho

8. Lentes de contato

80% das pessoas que usam lente de contato já tiveram suas lentes contaminadas por bactérias. A estimativa é que cerca 125 milhões de pessoas em todo mundo, usem lentes diariamente. Isso significa que existe uma quantidade bem representativa de pessoas se contaminando todos os dias com as bactérias das suas lentes. Dormindo de lentes, deixando as lentes em solução usada, porta-lentes sujos e ainda por cima no banheiro… Isso tudo propicia o aumento das populações bacterianas e até fúngicas em suas lentes. Isso vai direto para o seus olhos, sem dúvida. Estas bactérias nos casos mais simples causam ardência e vermelhidão nos olhos, e em casos mais extremos pode levar a graves infecções oculares. Dica: lentes descartáveis devem ser trocadas a cada 30 dias, a solução de limpeza não pode ser usada mais de uma vez e nunca durma de lentes. Isso ajudará a diminuir, mas não 100%, os germes das sua lente de contato!

maxresdefault
As lentes de contato nunca devem ser mergulhadas em um líquido antiséptico que já foi usado. Foto: Reprodução/doutoralencar

9. Vasos sanitários

Estima-se que os vasos contenham cerca de 3,2 milhões de bactérias por centímetro quadrado. Isso não é surpresa para ninguém! Desde pequenos nossas mães ensinam e jamais, nunca mesmo mexer no vaso sanitário a não ser quando estiver fazendo suas necessidades. Quando terminar de usar o sanitário sempre lave as mãos (xixi ou cocô, não importa!) e lave o sanitário com cloro todos os dias. No mais, no organismo se encarrega de nos proteger.

Como-limpar-vaso-sanitário-corretamente
Todo mundo é neurótico com vaso sanitário, por isso, este costuma não ser o grande “sujismundo” da sua casa. Foto: Reprodução/donagiraffa

 

10. Controles remotos

Acho que hoje em dia é impossível uma casa que não tenha controle remoto (TV, som, video-game, ar condicionado, DVD) e muita gente não sabe que este utensílio é um ambiente extremamente propício à proliferação bacteriana e devem ser limpos regularmente. Pense bem, as pessoas usam o controle remoto enquanto comem, enquanto bebem, enquanto assoam o nariz, depois de voltar do banheiro (muitos sem lavar as mãos), enquanto se coçam (em todas as partes do corpo!) e etc. É natural que a contaminação do controle remoto seja grande. Isso, sem mencionar os controles de hotéis! Uma dica é usar lenços descartáveis umedecidos com álcool para limpá-los regularmente.

2_controle
Não é exagero: seu controle remoto está neste momento abrigando milhares de bactérias patogênicas. Foto: Reprodução/vocesabia

11. Celulares

Um estudo mostrou que os celulares tem 18 vezes mais bactérias nocivas do que um banheiro público! Definitivamente, é uma das coisas mais sujas e contaminadas que tocamos por dia. Bactérias amam os lugares que os celulares ficam assim como nossos dedos sujos. Nossos celulares estão em contato com uma infinidade de bactérias que estão em nossos bolsos, bolsas, mãos, sacolas, mochila. Não é exagero. Vai me dizer que você nunca leva o celular para o banheiro? E você desinfeta seu celular depois disso? A dica é ter sempre em mãos uma solução de 60% água e 40% álcool isopropílico para que possa fazer uma higiene diária no seu “melhor amigo”!

celular1
Faça isso por você. Limpe seu celular todos os dias, ele está sempre perto da sua boca e orelhas. Foto: Reprodução/ecommercenews
Fonte: answers