As fêmeas de animais menstruam?

“Gostaria de saber se as fêmeas de outros mamíferos também menstruam como as mulheres humanas” (Matteus Miranda)

A menstruação é um processo fisiológico que está ligado diretamente à fertilização na qual, ocorre perda de sangue, caso não haja fecundação, através da descamação do endométrio (membrana que reveste útero).

O ciclo menstrual não é exclusividade da espécie humana. Por causa de nossos ancestrais em comum, outros grandes primatas também têm que lidar com o sangramento, como por exemplo, orangotango, bonobos, gorilas e chimpanzés. Já os outros mamíferos não têm um ciclo menstrual, mas um ciclo estral, onde o hormônio estrógeno estimula as células sanguíneas a saírem dos vasos e entrarem no útero, está ligado aos períodos do cio.

Cada espécie possui suas particularidades em relação ao ciclo estral, como por exemplo, a cadela tem um sangramento que precede o cio e que é, frequentemente, chamado de menstruação. Este sangramento ocorre para preparar o útero para a gestação e chamar a atenção do macho. O líquido contém um cheiro forte, facilmente percebido pelos machos da redondeza, que ficam atentos ao momento do cio propriamente dito, que se dá após o sangramento. É apenas nesta fase que a fêmea aceita a aproximação do macho.

Já na gata, não ocorre o sangramento nem para chamar a atenção do macho, nem para preparar o útero para a chegada do embrião. Na gata, o que acontece de diferente é que sua ovulação é estimulada pelo coito. Assim sendo, não há necessidade de seu corpo estar preparado para receber o embrião se não houver o cruzamento.  Então, como as gatas fazem para chamar a atenção dos machos? Ela chama os parceiros (é comum ter mais de um) através da vocalização, usando miados característicos e bem altos.

Fontes: portaldascuriosidades e petshopauqmia
Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex