Por que a mulher geralmente não menstrua enquanto está amamentando?

7069

“Porque quando a mulher está amamentando, ela geralmente não menstrua?” (Diane lannay)

A gravidez e o parto, Diane, é uma explosão de alterações no corpo da mulher. Durante a amamentação também ocorrem muitas mudanças hormonais no organismo da mãe. Entre essas, há um aumento de um hormônio chamado prolactina.  A prolactina é produzida pela glândula hipófise e é responsável pela produção de leite materno, inibição da libido e bloqueio da ovulação. Ao mesmo tempo que estimula a lactação, a prolactina inibe os hormônios da própria hipófise que estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona.

Logo após o parto, na primeira semana, os níveis de prolactina  cai  aproximadamente 50%. Quando o bebê mama, os índices de prolactina se elevam e isso desencadeia a produção do leite. Ou seja, quanto mais se dar de mamar, mais se dá a produção contínua de prolactina. Então, quando se faz o desmame os hormônios chegam a sua normalidade; logo a ovulação retorna. Antigamente, a falta de menstruação durante a lactação duravam até dois anos e, por muito tempo foi usado como método contraceptivo. Hoje sabe-se que a amamentação seja um contraceptivo totalmente eficaz, pois cada organismo feminino responde a esta fase de uma forma.

amamentação
O aumento dos índices de prolactina durante a amamentação é a causa da ausência da menstruação. Foto: Reprodução/vidamaterna

 Fonte: bibliomed  & mundoestranho