O que acontece se o homem tomar pílula anticoncepcional feminina?

 “Queria saber se o homem tomar pílula anticoncepcional o efeito é o mesmo. Tipo, ele pode evitar a gravidez caso fique com uma mulher?” Rodrigo P. Duarte

Rodrigo, a pílula anticoncepcional feminina só tem efeitos anticoncepcionais na mulher, pois ela é uma combinação de formas sintéticas hormônios femininos, principalmente progesterona. Homens que tomam pílulas anticoncepcionais femininas podem experimentar diversos efeitos colaterais.

A testosterona é responsável pela formação e desenvolvimento das características sexuais masculinas. Quando a testosterona é colocada junto com as altas taxas de hormônios femininos presentes na pílula anticoncepcional, a testosterona se torna menos eficaz.

Assim, se um homem ingerir regularmente podem aparecer características características femininas, como crescimento das mamas (ginecomastia), juntamente com o alargamento e escurecimento dos mamilos, depósito de gordura na região dos quadris, mudança na distribuição dos pelos, alteração nos testículos e na contagem de espermatozoides e disfunção erétil. Se usada na puberdade pode inclusive alterar a tonalidade da voz, tornando-a mais fina. O uso dos anticoncepcionais por homens também pode aumentar o risco do desenvolvimento de coágulos sanguíneos relacionados aos hormônios, principalmente aos fumantes.

Embora raramente usados, alguns médicos costumam receitar hormônios femininos para homens com casos de aumento da próstata e câncer de testículo.

Fonte: LiveStrong