Iogurtes tipo Activia®: funcionam mesmo?

15337

Com elevado interesse nutricional, o iogurte possui baixo teor de lactose e é rico em proteínas, vitaminas e minerais, entre os quais se destacam cálcio, fósforo e zinco. O Iogurte é o leite que foi fermentado por bactérias benéficas, que usam a lactose (o açúcar do leite) para produzir ácido láctico. Portanto é uma variedade acidificada do leite, de digestão muito fácil, textura suave, macia, cremosa, e delicioso!

Sozinho, o iogurte já ajuda a regular a flora intestinal, mas para potencializar seu efeito, hoje alguns são enriquecidos com probióticos (bactérias vivas não patogênicas que resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino). Acredita-se que essas bactérias impeçam as bactérias ruins de colonizar a mucosa intestinal.

O Activia®  foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado. A bactéria usada é a Bifidobacterium animalis DN173010, patenteada pela Danone e comercializada no Brasil com o nome de DanRegularis. Espécies de Bifidobacterium estão presentes naturalmente no nosso intestino, mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, a bactéria da Danone não foi tirada de fezes humanas. Ela é cultivada de forma estéril no laboratório, assim como outras bactérias usadas em fermentos biológicos. Além de sua propriedade probiótica, a Bifidobacterium animalis produz vitaminas do complexo B, que ajudam a proteger nosso fígado.

O iogurte, principalmente o que contém probióticos, de fato ajuda a melhorar a flora intestinal e nos protege de algumas doenças. Mas não vale contar apenas com ele para ter um intestino saudável funcionando todo dia. É preciso uma dieta rica em fibras (grãos, frutas, verduras e legumes), água e azeite, aliada a exercícios físicos (estimulam as contrações intestinais!).

actvia
 O Activia®  foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado. Foto: Reprodução/danonereunion

Fontes: LEVINSON, Warren( Microbiologia médica e imunologia), Scielo, Einstein