Você tem medo de cozinhar? Você pode ser mageirocofóbico

Mageirocofobia, é o medo incontrolável de cozinhar. É um comportamento extremamente comum, embora só seja considerado uma fobia (doença) quando é grave o suficiente para interferir no dia-a-dia do paciente. As pessoas podem manifestar diferentes formas de mageirocofobia. Mas de forma geral, todas elas se sentem extremamente intimidadas por pessoas que tem dons culinários.

Apesar de comum, a mageirocofobia possui muitas complicações que podem se agravar com o tempo. No entanto, muitas pessoas conseguem conviver com seu medo quando ele se apresenta leve ou moderado. O ideal é evitar elementos, ingredientes específicos da culinária que os tornem nervosos. Mesmo assim, os casos graves desta fobia pode colocar limites graves na vida de uma pessoa, levando a complicações que vão desde depressão a outros transtornos de ansiedade. Os mageirocofóbicos não podem, por exemplo, preparar uma simples mamadeira para o filho e aqueles que moram sozinhos, passam meses vivendo às custas de biscoitos e refrigerantes. Como em todas fobias, as situações constrangedoras fazem com que o doente se sinta culpado por não conseguir vencer seu medo.

De forma geral, os mageirocofóbicos investem grande parte do seu tempo com a insegurança de saber o que os outros vão pensar da sua comida. O tratamento para casos graves consiste de medicamentos para a ansiedade e visitas ao psicólogo.

Os tipos mais comuns de mageirocofobia são:

Medo de que sua comida possa causar alguma doença em alguém: Segundo especialistas, este, é o caso mais comum de mageirocofobia. Algumas pessoas de fato entram em pânico ao achar que sua comida pode estar contaminada, estragada ou mal cozida a ponto de causar algum prejuízo a saúde das pessoas que provaram do prato.

Medo de cozinhar um prato ruim: Um caso também que não é tão raro, e pode atingir inclusive renomados chefes de cozinha que, quando sofrem deste tipo de fobia e precisam passar por tratamentos para seguir a carreira profissional. O maior medo é misturar ingredientes que não combinam, queimar ou desandar a comida.

Medo do processo de preparação do prato: Essas pessoas se sentem mal quando estão na cozinha. Medo de se cortar, de se queimar ou de quebrar coisas. Neste tipo incluem também as pessoas que tem medo de algum processo em especial, como por exemplo, bater massa de bolo.

Medo da receita: Alguns mageirocofóbicos ficam em pânico quando precisam seguir alguma receita. Se esta for complicada ou muito longa é pior ainda.

disasterkitchen_LargeWide

Rescata-comida-arruina-Foto-Internet_LRZIMA20130102_0082_11

Fonte: About.com