Qual a melhor maneira de descartar óleo de cozinha?

“Aqui em casa o óleo usado nas frituras é sempre um problema. Sei que não podemos jogar no cano, aí ficamos sem saber o que fazer sempre que tem óleo acumulado” Maurício Dias

Verdade Maurício, o descarte do óleo de cozinha talvez seja um dos grandes problemas de poluição comum do mundo. Quando fazemos uma fritura em casa, sabemos o quanto ela pode ser prejudicial à nossa saúde, mas a maioria das pessoas nunca se preocupam com o fim que será dado ao óleo velho. Infelizmente, a estimativa é que apenas 1% do óleo de cozinha usado em todo o mundo seja reciclado.

Quase todo mundo joga o óleo velho na pia sabendo que está prejudicando o meio ambiente (fazendo uma grande M#@#!!!), mas mesmo assim, rezam para que aquele pouquinho não seja a gota que faltava para desencadear um acidente ecológico de grande porte. Ao jogarmos óleo na pia, estamos correndo o risco de causar um entupimento nos canos e danificando o ecossistema de maneira irreversível através da contaminação de milhões de litros d’água. Descartando em lixões ou terrenos baldios, certamente infiltrará no solo contaminando os lençóis freáticos.

Quando chegar a hora de descartar o óleo de fritura, devemos despejá-lo frio em um vasilhame com tampa (pode ser uma garrafa PET) e você pode decidir por reaproveitá-lo, encaminhando para locais especializados para que seja transformado em ração animal, detergente, cosméticos, tintas, biodiesel, massa de vidro e etc. Se você espaço em casa, pode inclusive fabricar o próprio sabão através de receitas bem simples conseguidas pela internet ou fornecidas por instituições de reciclagem. Você poderá também pesquisar em seu site de busca preferido, por “compradores de óleo de cozinha”, existem diversos sites de grupos especializados na compra deste produto! Agora, se você quer encontrar o posto de coleta mais próximo da sua casa, clique AQUI e descubra onde poderá entregar o óleo acumulado em casa.

coleta-oleo-cozinha1

 ecycle

Fonte: Ecycle