Porque a palma da mão e a sola do pé não bronzeiam?

“Porque quando tomamos banho de sol no verão, a palma das mãos e a sola dos pés não bronzeiam? “Jô Dagnoni

” Por que nossa palma da mão não bronzeia?” Marcelle Di Grassi

O bronzeado acontece como uma reação do nosso organismo para proteger a pele contra a radiação ultravioleta que vem do sol. As células responsáveis por este processo são chamadas melanócitos e estão localizadas na junção da derme e epiderme. A exposição ao raios solares induzem tais células a produzirem melanina um pigmento que escurece por oxidação resultando no bronzeado. Nossa pele é toda cheias destes melanócitos, mas algumas regiões possuem mais que outras.

Nossa palma da mão e sola dos pés têm duas razões para não se bronzearem mesmo se ficarmos expostos ao sol. A primeira é que temos muito poucos melanócitos nestas partes do corpo, pois são estruturas que não recebem luz solar e por isso a adaptação evolutiva entendeu que não seria necessário preencher a camada basal da pele com tantos melanócitos quanto outras partes que são expostas ao sol. Outra razão para o bronzeado não acontecer nestes locais é que a pele ali é extremamente grossa, como em nenhum outro local do corpo, pois são mais sujeitas a atritos o tempo todo. Os melanócitos (que já são muito poucos) estão localizados na camada basal da pele e por isso dificilmente são atingidos pelos raios UV.

Se ficarmos com a palma da mão voltada para os raios solares o máximo que vai acontecer é sofrer uma queimadura, por que o bronzeado é quase impossível!

 coxsackie-day-3

Fonte: Answer Bag