Porque a palma da mão e a sola do pé não bronzeiam?


“Porque quando tomamos banho de sol no verão, a palma das mãos e a sola dos pés não bronzeiam? “Jô Dagnoni

” Por que nossa palma da mão não bronzeia?” Marcelle Di Grassi

O bronzeado acontece como uma reação do nosso organismo para proteger a pele contra a radiação ultravioleta que vem do sol. As células responsáveis por este processo são chamadas melanócitos e estão localizadas na junção da derme e epiderme. A exposição ao raios solares induzem tais células a produzirem melanina um pigmento que escurece por oxidação resultando no bronzeado. Nossa pele é toda cheias destes melanócitos, mas algumas regiões possuem mais que outras.

Nossa palma da mão e sola dos pés têm duas razões para não se bronzearem mesmo se ficarmos expostos ao sol. A primeira é que temos muito poucos melanócitos nestas partes do corpo, pois são estruturas que não recebem luz solar e por isso a adaptação evolutiva entendeu que não seria necessário preencher a camada basal da pele com tantos melanócitos quanto outras partes que são expostas ao sol. Outra razão para o bronzeado não acontecer nestes locais é que a pele ali é extremamente grossa, como em nenhum outro local do corpo, pois são mais sujeitas a atritos o tempo todo. Os melanócitos (que já são muito poucos) estão localizados na camada basal da pele e por isso dificilmente são atingidos pelos raios UV.

Se ficarmos com a palma da mão voltada para os raios solares o máximo que vai acontecer é sofrer uma queimadura, por que o bronzeado é quase impossível!


 coxsackie-day-3

Fonte: Answer Bag

 


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.