Fenômeno que se passa com vários mamíferos machos explica porque os homens traem

Acho que as meninas vão ficar um pouco bravas com o que vão saber agora. Quando a ciência tenta explicar um comportamento animal, sempre vão haver pontos onde a seleção natural fala mais alto. Em experimentos com ratos, ao colocar uma fêmea na gaiola de um macho, não demora muito tempo para que a cópula aconteça e depois dessa, várias outras. Depois, progressivamente, a libido do macho cai, aquela fêmea deixa de ser tão interessante e a convivência na gaiola torna-se sexualmente morna. Mas, se esta fêmea é retirada e uma nova fêmea é introduzida, a libido do macho é imediatamente reativada, e ele iniciará quantas cópulas forem permitidas. Os cientistas chamam este comportamento de “Efeito Coolidge“, descrito por Bermant, em 1976.

Assim, o Efeito Coolidge é definido no mundo científico, como um fenômeno que se passa com várias espécies de mamíferos machos (e, em poucas fêmeas) em que apresentam um expressivo interesse de renovamento sexual quando é introduzido de um novo parceiro sexual, mesmo quando o antigo parceiro ainda esteja disponível. Segundo os cientistas, o efeito Coolidge é atribuído a um aumento nos níveis de dopamina, uma substância química liberada pelo cérebro que desencadeia, entre outras sensações, o prazer.

Embora o Efeito Coolidge seja um pouco diminuído nos primatas, especialmente nos seres humanos que possuem consciência moral para lidar com a necessidade de renovação sexual, os vestígios deste fenômeno ainda são aparentes quando observamos os relacionamentos entre os casais. Os dados que ilustram este efeito em seres humanos foram relatados por Wilson (1981), onde os resultados mostraram claramente que a necessidade de renovar o parceiro é de maior interesse para os homens do que para as mulheres. Na natureza, os machos não se importam com o sexo, e só o fazem para reprodução, isso predispõe o macho a necessidade de variedade, para que ele não desperdice o sêmen com fêmeas que já foram inseminadas e, ao contrário, insemine quantas fêmeas puder. O livro ” O Mito da Monogamia” discute que o homem mantém suas origens como os machos antepassados, já a mulher, evoluiu em relação às fêmeas.

O nome “Efeito Coolidge” veio de um relato em um livro de 1978, onde conta-se a história de que o Presidente Calvin Coolidge e sua esposa estavam conhecendo separadamente uma fazenda experimental do governo. Quando a Sra. Coolidge foi ao galinheiro soube que o galo copulava dezenas de vezes por dia. Ela então disse: ” Diga isso ao presidente quando ele passar por aqui.” Ao ser informado, o presidente perguntou: “ele copula com a mesma galinha todas as vezes?” A resposta foi: “Oh, não, Sr. Presidente, uma galinha diferente a cada vez.” Presidente: “Diga isso à Sra. Coolidge.”

casal-traicao_thumb
Efeito Coolidge: necessidade do macho de renovar a parceira sexual para garantir a inseminação do máximo possível de fêmeas..

.

Fonte: Uol, Heretical e Wikipedia