Experimento abre crânio de gatos e insere eletrodos no cérebro

Em procedimentos assustadores e bizarros, dez universidades do Reino Unido (incluindo Cambridge) têm utilizados gatos em uma série de experimentos que visam entender o funcionamento do organismo a fim de aplicar em tratamentos para seres humanos. Os animais envolvidos no projeto foram especialmente criados para os experimentos.

Parece coisa de filme de ficção científica e terror. Depois de receberem doses fortíssimas de paralisante, gatos tem seus crânios abertos para inserção de eletrodos no cérebro, costelas e coluna vertebral. O objetivo foi investigar como as células nervosas e músculos abdominais trabalham em conjunto no processo de respiração. Aqueles que receberam os eletrodos eram mantidos dopados o tempo todo. Durante os procedimentos muitos sofreram colapso pulmonar fatais depois de terem substâncias paralisantes injetadas em altas doses para interromper os movimentos da respiração.

Alguns destes gatos foram criados assim que nasceram na completa escuridão para estudos de ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, na qual o paciente perde parcial ou totalmente a visão de um dos olhos. Os gatinhos era separados de suas mães com um semana de vida e um dos olhos fechados por suturas nas pálpebras e permaneciam assim por sete dias. Outro grupo passou por uma dieta rigorosa de seis semanas contendo simplesmente gordura. Segundo os cientistas este experimento mostrou com clareza como o corpo se comporta diante de uma alimentação gordurosa.

Segundo os cientistas envolvidos no projeto, os resultados serão muito úteis para o tratamento de doenças psíquicas graves, como a esquizofrenia. Eles garantem também que as técnicas sofisticadas não envolvem sofrimento dos animais. De qualquer forma, as entidades de proteção aos animais estão trabalhando vigorosamente a fim de interromper os experimentos deste projeto. No entanto, as universidades afirmam que os experimentos aconteceram em 2010 e que hoje não existem mais.

article-0-1E662B8100000578-957_634x478

article-0-1E662B7500000578-876_306x423

article-0-1E662B3C00000578-622_634x376

O vídeo tem imagens fortes. Algumas pessoas podem ficar impressionadas!

Fonte: Daily mail