Por que os seios ficam inchados antes da menstruação?

Seios inchados: Por que os seios incham antes da menstruação

“Minha pergunta é sobre seios inchados: gostaria de saber por que os seios das mulheres incham antes da menstruação.” Mariáh

Mariáh, realmente para a maioria das mulheres a sensibilidade nos seios é um frequente sintoma indicador de menstruação próxima. Os seios e os mamilos ficam doloridos e sensíveis ao toque. Essa sensibilidade é desencadeada por uma forte descarga hormonal. Os níveis de estrogênio e progesterona sobem e descem durante o ciclo menstrual que preparam a mulher para uma possível gravidez. Conforme tais hormônios variam, a mulher tem vários sintomas que incluem esta sensibilidade e inchaço nos seios.

Quando os hormônios estão em alta, ocorre uma retenção de líquidos que faz parte da preparação para uma possível gravidez e liberação deles por meio da menstruação, caso não haja gravidez. Pessoas que ingerem muito sódio podem ter essa retenção agravada e pioram a sensação de inchaço, aumento de peso e dor nos seios.

Café e leite pioram o inchaço

Mas a culpa não é só dos hormônios. A alimentação também contribui para tais sintomas pré-menstruais. Uma substância química chamada metilxantina encontrada no café pode provocar dilatação de vasos sanguíneos, aumentando assim o extravasamento de fluidos que acumulam nos seios provocando sensibilidade e inchaço antes da menstruação.

Alguns especialistas garantem que a ingestão de alimentos gordurosos de origem animal e laticínios também contribui para tais sintomas. Embora nada tenha sido provado, eles acreditam que os hormônios utilizados na pecuária e na produção leiteira possa chegar ao consumidor, provocando um aumento nas taxas hormonais que agravam os sintomas.

Fonte: Womens Health e E-How