Mentira: Incrível Lula gigante de 160 metros é encontrada na costa da Califórnia

Mais uma vez várias pessoas me enviaram e-mails pedindo para mostrar e falar sobre a “Lula Gigante” que apareceu morta nas praias da Califórnia.

A notícia que corre pela internet é que uma Lula gigante medindo cerca de 160 metros surgiu na costa da Califórnia em Janeiro de 2014. Segundo informações de vários sites, o animal gigante sofre de “gigantismo radioativo” consequência do acidente de Fukushima. Pelo que dizem, já é o segundo animal gigante a surgir naquela região, o primeiro foi um peixe-remo que media mais de 100 metros.

Bem, não é preciso ser biólogo ou especialista para saber que se trata de mais uma notícia inventada. Em notícias como essa, é importante verificar em primeiro lugar a fonte da notícia. Os grandes portais do mundo não falam nada a respeito? Desconfie! Depois, não é preciso ser muito esperto para saber reconhecer os borrões deixados pela manipulação feita em programas de edição, como o Photoshop®.

A lula que aparece na imagem é real. Trata-se de uma lula-colossal que é a maior espécie de lula que existe, o único membro do gênero Mesonychoteuthis e tem sido considerada o maior invertebrado em termos de massa do planeta, podendo ultrapassar os 15 metros de comprimento. Esta imagem que está circulando pela internet foi manipulada de uma foto tirada na Cantábria, costa noroeste da Espanha em Outubro de 2012, mas media apenas 10 metros de comprimento. Veja a foto original abaixo!

giant.radioactive.fukushima.squid.3

 201310021652_surf02102013

 

Fonte: About.com