Complexos vitamínicos engordam?

“Adoro o Diário de Biologia. Sou fã número 1. Espero que minha pergunta seja respondida. Queria saber se é verdade que vitaminais (tipo Centrum®) engordam?” Ana Paula Cintra

“Estou grávida e o médico receitou uma vitamina. Como já sou gordinha estou apavorada com medo de engordar muito por causa dessa vitamina. O que eu faço?” Adriana Pereira

Olá Ana Paula e Adriana. Apesar de ouvirmos muito falar sobre o ganho de peso com ingestão regular de complexos vitamínicos, isso é um mito que veio do tempo dos nossos avós, quando as crianças mais magrinhas eram induzidas a tomar vitaminas para aumentar o apetite e consequentemente, engordar.

Na verdade, as vitaminas são micronutrientes essenciais para que nosso corpo funcione corretamente. São responsáveis por participar de diversos processos fisiológicos que incluem a produção de hormônios, a calcificação dos ossos, a regeneração celular, etc. Na gravidez, a ingestão regular de vitaminas como complemento alimentar é importante não apenas para a saúde da própria mulher, mas também para o crescimento e o desenvolvimento do futuro bebê. De maneira direta as vitaminas NÃO ENGORDAM e podem ser ingeridas mesmo pelas pessoas que estão acima do peso, pois não prejudicará a dieta. Para engordar é preciso ingerir mais calorias do que gastamos. Alimentos ricos em gordura e açúcar são os mais calóricos e vitaminas não contém calorias.

A vitamina pode participar indiretamente do ganho de peso, pois muitas delas possuem propriedades estimulantes de apetite que podem nos fazer comer muito mais do que necessário. Existem medicamentos feitos exclusivamente com o propósito de engordar (são orexígenos) que contêm substâncias como ciproeptadina e buclizina que nos fazem comer mais e, portanto, engordam. Tais medicamentos são empregados quando a pessoa está com carências de vitaminas do complexo B, que podem desenvolver anemia e manifestar fraqueza e falta de apetite. Nesse caso, a vitamina ajudará na recuperação do apetite, e assim curar a anemia.

O que precisamos saber é que os suplementos vitamínicos fortalecem nosso organismo, mas para engordar é preciso comer muito além do necessário!

 5-Essential-Vitamins-for-Eye-Health

 

Fonte: Os Farmas