Como será o rosto dos seres humanos daqui 100 mil anos?

O homo sapiens já percorreu um longo caminho desde a Idade da Pedra, e neste tempo a espécie vem desenvolvendo rapidamente com o surgimento de novas doenças biológicas e psicológicas, muitas delas incuráveis. Além disso, os robôs assumiram muitas responsabilidades que eram dos humanos, principalmente nas linhas de montagem das grandes indústrias. Mas será que há espaço para melhorias?

Todo mundo gostaria de saber o que seria da humanidade daqui 100 mil anos e baseado nesta curiosidade o artista e pesquisador Nickolay Lamm juntamente como o Dr. Alan Kwan, doutor em genômica computacional realizaram um estudo a fim de ilustrar três maneiras que as aparências físicas dos seres humanos podem mudar para melhor atender seus ambientes nos próximos 20 mil, 60 mil, e 100 mil anos.

Muitas destas novas características não dependem exclusivamente da evolução, e sim da tecnologia e da medicina, já que se acredita que os cientistas no futuro poderão ser capazes de manipular a aparência humana antes mesmo do nascimento. Os resultados sugerem que os humanos do futuro terão uma grande melhora na capacidade de processamento de informações e armazenamento de habilidades. Isso vai ser resultado, segundo os cientistas, do aumento das áreas de superfície de seus cérebros. Eles acreditam até que essas habilidades serão impulsionadas pelo desenvolvimento de civilizações em outros planetas além da Terra.

Sabemos que é impossível dizer como será a vida na Terra nos próximos 100 anos – e muito menos 100.000 anos. As ilustrações divulgadas neste estudo têm atraído muitas críticas. Veja abaixo as imagens com suas respectivas legendas.

1homem-futuro-atual

Hoje – artista visual reproduziu um homem e uma mulher no modelo atual

2-homem-futuro-20mil

Em 20 mil anos – na projeção dos especialistas, daqui 20 mil anos a cabeça será maior, com uma testa sutilmente grande em comparação a anterior. O anel amarelo em torno dos olhos são lentes que devem representar o algum dispositivo semelhante ao Google Glass do futuro.

3-homem-futuro-60mil

Em 60 mil anos – o rosto será proporcional à proporção áurea. Os olhos serão extremamente grandes, com um verde brilhoso como os de gatos. A conquista espacial deve levar a novas adaptações, como olhos grandes para se adaptar a regiões longes do Sol, pele pigmentada para evitar os efeitos da radiação ultravioleta prejudicial longe da camada de ozônio protetora da Terra. Além disso, a cabeça será ainda maior e dispositivos implantados acima das orelhas devem atuar em conjunto com as lentes de comunicação dos olhos.

4-homem-futuro-100mil

Em 100 mil anos – o rosto será proporcional à proporção áurea. Os olhos serão extremamente grandes, com um verde brilhoso como os de gatos. O arco superciliar será ainda mais marcado.

 

Fonte: Mashable