Inacreditável: Médicos encontram um pé no cérebro de um bebê


Quando ainda estava na barriga da mãe, o pequeno Sam foi diagnosticado com um tumor cerebral bastante evoluído. O médico sugeriu que o parto fosse induzido imediatamente como uma tentativa de salvar a vida do bebê com uma cirurgia delicada e difícil.

 A equipe que realizou o procedimento cirúrgico ficou muito surpresa quando o neurocirurgião alcançou o “tumor”. Ali no cérebro do bebê crescia um pequeno pé. Recuperando-se do susto o médico retirou a “massa tumoral” que além de um pé contava ainda com um pedaço de uma coxa e ainda uma mão. Não era um tumor canceroso.

 Os médicos acreditam que essa situação inusitada pode ter duas explicações: um caso de teratoma ou um caso de “fetus in fetu“. O teratoma (mais comum) é um tumor benigno misto, formado por resíduos fetais e tecidos embrionários. Ele surge a partir do desenvolvimento de células germinais que restaram da fase embrionária e que subitamente começam a se multiplicar. Geralmente ocorrem massas de tecidos podendo conter cabelos, tecido gorduroso, dentes, ossos e cartilagem. O “fetus in fetu” acontece quando um gêmeo malformado é encontrado dentro do corpo de um gêmeo hospedeiro, seja uma criança ou um adulto vivo. Os gêmeos não chegam a se separar completamente quando são zigotos e ficam unidos por alguma região do corpo. Um destes gêmeos cresce, se desenvolve “normalmente”, enquanto o outro se atrofia e se aloja no interior do gêmeo sadio e passa a depender completamente dele.

 No caso de Sam, especialista acreditam que o que foi retirado do cérebro do bebê é um teratoma que misteriosamente desenvolveu-se no cérebro e poderia ter sido fatal caso não fosse operado com urgência.

Saiba mais sobreo “Fetus in fetu” AQUI!

18298369_640X480

090113-baby-foot-tumor

090113-baby-xray-hmed-6a

Raio X mostrando o suposto “tumor” no cérebro do bebê.

article-1114608-030BB5B7000005DC-694_468x321

Nesta imagem Sam está com três meses e cresce como uma criança normal.

Fonte: Daily Mail


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.