Sua comida caiu no chão. E agora? Pode comer?

“É verdade que se recolhermos uma comida caída no chão em 5 segundos ela não contamina?” Julliana Pádua

 Julliana, esta é a famosa regra dos “cinco segundos”. Muito usada como desculpa para diminuir nossa culpa em comer algo que caiu no chão. Essa história de que se um alimento cai no chão, pegamos rapidamente (em menos de cinco segundos) e ele não contamina é uma grande mentira comprovada cientificamente.

 Pesquisas demonstraram que tanto o alimento seco ( como um pedaço de pão) ou molhado (como um pedaço de pão com manteiga) ficará contaminado simplesmente por tocar no chão. Segundo os resultados, cinco segundos são muito mais do que o tempo necessário para que bactérias invadam sua comida, ou seja, a contaminação é praticamente instantânea. Considera-se que apenas 10 salmonellas são necessárias para contaminar um alimento, portanto, é melhor pensar duas vezes antes de ingerir o pedaço de pão resgatado rapidamente do chão.

O risco varia conforme o tipo de chão, tipo de alimento, tipo de bactéria e há quanto tempo está no chão. O tempo em que o alimento esteve em contato com o chão, por exemplo, é muito importante. É claro que recolher a comida em 5 segundos ou em 1 minuto fará uma grande diferença na porcentagem de bactérias. Um alimento em contato com o chão por cinco segundos é contaminado por 150 a 800 bactérias, esses valores são 10 vezes mais altos quando ficam por 1 minuto no chão. O tipo de chão também influencia na quantidade de bactérias. Em sua casa, onde o chão é limpo vai contaminar menos o alimento do que o chão de um bar, por exemplo.

Bem, mas será que existe um tempo mínimo para que o alimento fique no chão e não contamine? Sim, teoricamente. Seria um tempo mínimo na qual não teríamos habilidade para sermos tão rápidos. Se hipoteticamente conseguíssemos pegar o alimento antes que as fibrações das moléculas contidas no chão e no alimento ocorressem até poderia ser possível, só que isso ocorre em uma fração de segundos, dentro desse pequeno espaço de tempo as moléculas das bactérias não teriam tempo de influenciar o alimento e contamina-lo.

comidachao

Five_second

FONTE: Veja Mais