Por que os pombos e galinhas andam balançando a cabeça?

“Por que a pomba anda balançando a cabeça?” Eliane Artuso

“Sempre acompanho o seu site pelo Facebook e hoje me lembrei de uma pergunta que até hoje não achei resposta convincente: Porque os pombos quando andam ficam mexendo a cabeça pra frente e para trás o tempo todo?” Murilo Cadamuro

Eliane e Murilo, não somente galinhas e pombos balançam a cabeça enquanto andam. Este é um comportamento característico apenas das aves que andam regularmente no chão. Aquelas aves que voam com frequência, como aves marinhas, andorinhas e beija-flores não tem este balanço quando precisam se locomover pelo chão. Ao contrário das “aves de chão”, essas aves se locomovem em pequenos saltos.

Alguns pesquisadores acreditam que os movimentos para frente e para trás da cabeça são sincronizados com os movimentos das pernas. Quando ambos os pés se encontram em contato com o solo, o centro de gravidade da ave é na sua parte caudal, ou seja, mais para trás do que para frente. Quando um dos pés se locomove para frente, inicia-se uma oscilação no centro de gravidade. Nesta etapa da locomoção, é necessário um impulso. A cabeça vai para frente, o que resulta na mudança do centro de gravidade de trás para frente e quando a cabeça volta, o centro de gravidade retorna para trás. Isto sugere que a função do movimento da cabeça é deslocar o centro de gravidade dando o impulso necessário para a caminhada, sem que a ave se desequilibre para frente ou para trás durante o processo. Para estes especialistas, o movimento da cabeça das aves de solo pode ser comparado aos movimentos dos braços nos seres humanos, ou seja, é ele que dá estabilidade e equilíbrio.

Mas, outros cientistas acreditam que o movimento para frente realmente é um impulso, mas o movimento para trás é apenas uma ilusão. Isso mesmo! Na verdade, essa teoria defende que a cabeça das galinhas, pombos e outros vão para frente a fim de impulsionar a caminhada, neste momento o corpo todo está para trás. Quando a cabeça parece ter ido para trás, na verdade é o corpo que veio para frente dando a impressão de que a cabeça foi para trás. Mas não foi! O mais curioso é que para fazer este estudo, colocaram uma pobre galinha para andar em uma esteira por horas até chegarem a esta conclusão.

 pombo01

Fonte: Dr. Reinhold Necker e The Telegraph