Por que os olhos coçam quando estamos com sono?

“Gosto muito do Diário de Biologia, é sempre bom aprender algo todos os dias. Aqui ai uma pergunta que me fiz assim que acordei: por que sentimos muita vontade de “coçar” os olhos quando temos sono? E por que a tal “coçada” nos olhos faz essa vontade passar?” Emanuelle Araújo

Emanuelle, a relação entre o sono e a coceira no olho não existe. Ou seja, a coceira no olho não é por causa do sono e sim por causa do cansaço. Quando passamos o dia inteiro em nossas atividades, os olhos ficam atentamente abertos o tempo todo. Em diversas situações, como em frente ao computador, nossos olhos ficam mais atentos e a concentração até ajuda a diminuir nossas piscadas.

Piscar é importantíssimo, pois lubrifica os olhos e diminui a sensação se coceira. Só que, quanto mais cansado ficamos, mais nossos canais lacrimais, e consequentemente, a mucosa da parte interna dos olhos ressecam diminuindo a lubrificação. Isso resulta naquela coceirinha gostosa que parece ser causada pelo sono que sentimos quando estamos cansados. Nestes casos coçar alivia, pois induz a atividade das glândulas lacrimais o que acaba lubrificando os olhos tirando a sensação de comichão.

Apesar de ser uma coceirinha gostosa, é preciso evitar coçar os olhos nestes casos, pois, nossos dedos muitas vezes não estão limpos e carregam consigo diversas sujeiras microscópicas que podem piorar a coceira e desencadear um processo alérgico e/ou inflamatório. O resultado é aquele olho vermelho, inchado e dolorido.

itchy-eyes-1

Nossos olhos coçam porque perdem a lubrificação quando estamos cansadas!

 

Fonte: Firmoo