Insetos fazem xixi?


 “Eu adoro o Diário de Biologia, acompanho o site e a página do Facebook. Queria saber se insetos fazem xixi, porque me disseram que as cigarras fazem xixi quando estão cantando” Victor Mansk


Victor, os insetos não possuem um sistema excretor parecido com o nosso. Eles não possuem uma estrutura similar a uma bexiga para acumular urina. Então, eles não fazem xixi. Mas eles tem sim um sistema urinário diferenciado que está interligado ao aparelho excretor, na qual o seu principal órgão é chamado de túbulos de Malpighi. Este órgão é formado por canais finos e longos que extraem da hemolinfa (sangue dos insetos) as substância que precisam ser excretadas. Tudo que os túbulos de Malpighi coletam vão direto para o intestino e são eliminados pelo ânus. Esse sistema funciona igual para todos os insetos, inclusive para as cigarras.

mosca-fazendo-xixi
Insetos não possuem uma estrutura similar a uma bexiga para acumular urina. Foto: Reprodução/diariodebiologia

E por falar em cigarras, é muito comum sentirmos gotículas caindo das árvores em que as cigarras estão e muita gente acha que aquilo é urina, mas como já foi explicado, isso não é possível. As cigarras se alimentam constantemente de grande quantidade de seiva das árvores, mesmo o corpo não necessitando do líquido elas não param nunca, por isso acaba sobrando muita seiva que não é aproveitada pelo organismo. Assim, a parte líquida desnecessária para sua sobrevivência é expelida em forma de gotas pouco tempo após ser aspirada, é como se a cigarra “bebesse” e fizesse xixi ao mesmo tempo. Por causa disso, também é comum ao cutucarmos uma cigarra, ver um líquido sendo liberado (como um xixi). Isso acontece porque facilitar a fuga, ela elimina o excesso de líquido do corpo que na verdade é a seiva que ela ingeriu desnecessariamente.

Somente as cigarras excretam esse tipo de líquido que não possui nutriente, mas por serem adocicados acabam atraindo formigas que adoram se alimentar dele.

 FONTE: Super Mundo


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.