Por que as aves não caem do galho enquanto dormem?

“Os passarinhos conseguem dormir sem cair do galho? como isso é possível?” Maria Rita Santana

Maria Rita, antes de saber como as aves conseguem dormir sem cair do galho, é preciso esclarecer que o sono de alguns animais é bem diferente do nosso. As aves e mamíferos aquáticos (como os golfinhos, baleias), por exemplo, conseguem descansar o corpo mantendo o cérebro em alerta. No caso das aves, qualquer movimento ou ruído já é o bastante para que estejam prontas para voar. Essa capacidade é chamada de “descanso unilateral do cérebro”, ou seja, enquanto um lado do cérebro dorme, o outro lado permanece atento. Inclusive alguns destes animais podem dormir com um olho aberto e outro fechado, o que garante não ser surpreendido por nenhuma situação de perigo.

Pois bem, o “descanso unilateral do cérebro” é um dos fatores que permitem que as aves possam tirar um cochilo sem relaxar totalmente o corpo a ponto de despencar do galho durante o sono. Além disso, as aves são equipadas com pés especializados com quatro dedos livres e tendões capazes de travar os dedos e permitir um “empoleiramento” seguro. Os dedos ficam firmes no galho apenas pela ação dos tendões sobre eles e dessa forma os músculos podem até relaxar enquanto as aves dormem.

A articulação nos joelhos das aves também tem seu papel, eles se mantêm dobrados enquanto o pé está preso no galho. Os pés não irão soltar o galho, até que as aves desdobrem o joelho para voar. O joelho dobrado auxilia o trabalho dos tendões e dá ao passarinho a força para segurar firme, mesmo durante o sono!

A articulação nos joelhos das aves tem seu papel, eles se mantêm dobrados enquanto o pé está preso no galho.

 

FONTE: InVivo – FioCruz