Por que o ouvido dói durante a viagem de avião?

“Sofro muito com dor no ouvido quando viajo de avião. Tanto no pouso quanto na decolagem. Tem uma explicação para isso?” Dayane Flores

Pois é Day, este incômodo no ouvido(barotite) durante as viagens de avião acontece com a maioria das pessoas. Ele acontece porque nos voos comerciais a pressão atmosférica no interior do avião pode diminuir muito causando um fenômeno chamado aerodilatação, que nada mais é do que a expansão de gás nas cavidades corporais causada pela queda na pressão interna do avião.

Nem sempre as dores acontecem, mas quando elas vêm ocorrem diferenças entre a pressão sentida pelo ouvido médio e a existente no ambiente exterior. A situação pode piorar muito se o passageiro gripado, com nariz entupido, por causa do inchaço que a gripe provoca nas trompas de Eustáquio, um canal entre o fundo da garganta e o ouvido médio. É durante as aterrissagens que a dor pode piorar nas pessoas gripadas, pois a pressão atmosférica interna da aeronave aumenta e como as membranas mucosas estão inchadas por causa da gripe, o reajustamento natural às alterações de pressão não acontece. Isto acaba resultando em uma pressão adicional no ouvido causando muito desconforto.

Para aliviar o incômodo, pode-se utilizar a técnica de reajuste das diferenças de pressão: Inspire, aperte o nariz, e com a boca fechada force a saída do ar para o fundo da garganta. Isto vai forçar a abertura das trompas de Eustáquio resultando no reequilíbrio da pressão.

As diferenças de pressão durante as viagens de avião são as grandes responsáveis pela dor de ouvido!

FONTE: Viajamos e  Superinteressante