Os encantadores de serpente realmente podem hipnotizar?

“Aquelas cobras que dançam com a música da flauta é verdade? Se elas ficam mesmo hipnotizadas com a música, é possível dominarmos uma cobra colocando uma música? Seu site é muito legal.” Ana Paula Verdicchio

Ana, se encontrar uma cobra por aí é melhor não confiar que você poderá hipnotizá-la com música. Isso porque, as serpentes são praticamente surdas, pois são desprovidas de ouvido externo e por isso tem a capacidade auditiva quase inexistente. Isso quer dizer que elas não ouvem a música da flauta (e qualquer outra) e nem mesmo podem ter senso de melodia ou ritmo.

Mas e os encantadores de serpentes que existem principalmente nas ruas das cidades indianas? Bem, uma coisa é certa: a cobra não ergue a cabeça por estar ouvindo uma música hipnotizadora. O que acontece é uma reação natural da cobra que fica fechada dentro do cesto no escuro e quando vê o recipiente aberto, tem o impulso de sair. Isso realmente causa a impressão que ela está indo atrás da música. Como não possuem pálpebras, elas obviamente não podem piscar e isso faz com que pareça que estão hipnotizadas, mas não é verdade! Quando o “encantador” balança a flauta de um lado para o outro, a cobra instintivamente procura seguir a flauta. Mas se qualquer outro instrumento ou somente a mão se movimentasse perto da serpente, iria prender sua atenção do mesmo jeito.

Segundo especialistas, alguns encantadores ainda usam urina de rato na ponta da flauta. Cheiro é atrativo para as serpentes, e ajuda a manter sua atenção fixa no instrumento. É claro! Os ratos são seu prato preferido.

As serpentes não podem ouvir a música da flauta, elas apenas seguem o movimento e o cheiro dela.

 

FONTE: Portal do Professor