De onde se origina a uva sem sementes?

“Como as uvas sem semente apareceram? Se elas não têm sementes como podem ter se reproduzido?” Adalto Júnior

 “Olá, tenho 10 anos e adoro o Diário de Biologia! Eu gostaria de saber como é feita a reprodução das frutas que não tem sementes, como por exemplo aquela uva que não possui semente, parabéns pelo seu blog! Ana Beatriz Godoy

Adalto e Ana Beatriz, as uvas sem sementes foram “inventadas” através de mutação genética, ou seja, são geneticamente modificadas. Esse processo já existe há bastante tempo e hoje em dia, existe uma boa chance de que o único tipo de uva disponível no supermercado seja essa sem sementes, tecnicamente chamadas de “apirênicas”.

Uvas sem caroço podem ser obtidas de duas maneiras: por partenocarpia em que ocorre a produção natural ou induzida artificialmente de frutos que se formam sem fertilização, assim as sementes não irão se desenvolver, ou por estenoespermocarpia, em que ocorre a fecundação, mas os embriões são abortados. No último caso, há vestígios de sementes rudimentares, ou seja, sementes as sementes existem, mas um erro genético impossibilita a formação da camada exterior endurecida tal como existem nas sementes tradicionais.

Mas sem sementes como se dá origem a uma nova plantação? Bem, as novas videiras são obtidas através de mudas, originadas lá da primeira videira com mutação genética. Um pedaço ou um ramo de uma videira é cortado, imerso em hormônio de crescimento e em seguida posto em uma lama úmida. Assim, as raízes e folhas se formam. Pelo fato de que elas vêm de cortes, as novas videiras são basicamente clones da videira original.

 

 

FONTE: Como Tudo Funciona e Super Abril