Por que sentimos tontura ao levantarmos muito rápido?

Tontura ao levantar: Por que levantar rápido deixa você tonto

“Levantar rápido me deixa tonto. As pessoas falam que posso estar com problema de pressão, mas não me sinto doente. Existe algo errado em sentir tontura ao levantar rápido?” (Daniel O. Figueiredo)

Bem Daniel, cada caso é um caso, e todos eles precisam de uma orientação médica, bem como tratamentos e exames específicos, coisas nas quais eu não tenho habilidade profissional e nem competência para fazer. Mas posso dizer que essa queda de pressão repentina tem um nome na comunidade médica, chama-se Hipotensão Ortostática ou Postural, trata-se de uma queda na pressão arterial quando passamos rapidamente de uma posição sentada ou deitada para uma posição em pé.

Quando assumimos a posição ereta, uma parte do nosso sangue é levado para nossas pernas e para a circulação abdominal, isso causa uma redução no retorno do sangue para o coração e com isso a quantidade bombeada também diminui. Como consequência, temos uma queda na pressão arterial. Neste momento, o nosso corpo reage instantaneamente: o coração bate mais rápido, os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo sua capacidade e isso acelera a chegada do sangue ao cérebro. Quando essas reações do corpo são lentas ou falham por alguma razão, acontece a Hipotensão Ortostática.

Essa “falha” no organismo pode acontecer com qualquer pessoa. No entanto, existem pessoas mais propensas a este tipo de hipotensão, principalmente em idosos. Aquelas pessoas que fazem uso de diuréticos também terão maiores chances de sofrer Hipotensão Ortostática, pois podem reduzir o volume do sangue devido pois eliminam o líquido do organismo e, portanto, reduzem a pressão arterial.

Os remédios que dilatam os vasos sanguíneos, aumentam sua capacidade e, por isso, também diminuem a pressão arterial. Os sintomas são desmaios, enjoos ligeiros, vertigem, confusão ou visão esfumada quando se levantam da cama bruscamente ou se erguem depois de terem estado sentados durante muito tempo. De qualquer forma, aquelas pessoas que sofrem de Hipotensão Ortostática com frequência, devem procurar um médico.

   Manual Merck

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.