Como funciona o protetor solar na nossa pele?

“Pode explicar as diferenças entre os protetores solares? Bloqueador ou Protetor? Qual o melhor FPS?” Ivan Noruega

Olá Ivan. Os protetores solares tem a função de filtrar a incidência dos raios solares, diminuindo, os efeitos negativos à pele. Na verdade,  eles impedem que os raios solares UVA, cheguem à camada interna da pele (a derme) e os raios UVB, que atingem a camada mais externa (a epiderme).

Existem dois tipos desses protetores: Os “Químicos” e os “Físicos”. O protetor físico é aquele que chamamos de bloqueador solar, ele contém uma dosagem maior de dióxido de titânio, criando uma espécie de barreira para a passagem dos raios UV. Geralmente os filtros físicos deixam uma camada branca sobre a pele, devido a quantidade de dióxido de titânio que é uma substância refletora. No caso do protetor químico, a formulação é mais complexa. Existem neles, substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças em suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos, as células que dão cor a pele. Em outras palavras ele faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante. Os filtros químicos não deixam aquela camada esbranquiçada na pele.

O FPS (Fator de Proteção Solar) significa quanto tempo uma pessoa pode permanecer exposta ao sol além do que sua pele permite. Por exemplo, com o FPS 20 podemos ficar no sol por um período vinte vezes maior até que a pele fique avermelhada. O importante é: quanto mais clara for sua pele, mais alto deve ser o FPS. Dermatologistas garantem que a regra é usar fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes.

Os protetores solares impedem que os raios solares UVA, cheguem à camada interna da pele (a derme) e os raios UVB, que atingem a camada mais externa (a epiderme).
A queimadura solar pode causar sérios danos a nossa pele. O uso do protetor solar é indispensável a qualquer hora do dia.

 

FONTE: Nova Escola e Você Sabia