Flor-cadáver: a flor mais fedorenta do mundo!

Nativa das florestas tropicais equatoriais da Sumatra, essa “florzinha” que tem nome científico de Amorphophallus titanum, pode alcançar mais de 6 metros de altura, quando floresce, abrindo para um diâmetro de até 1,20 metros e podendo pesar 75 quilogramas.

Pode ser considerada uma das maiores flor do mundo. Mas, essa gigante assusta não só pelo tamanho, mas também pelo cheiro de carne podre que ela libera, o que deu a ela o singelo apelido de “flor-cadáver”.

O odor liberado é tão forte que atrai insetos carniceiros, principalmente besouros. Essa flor começa a sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia. Caramba!

A flor-cadáver não é só gigante e fedorenta, ela é também muitíssimo rara, o que faz dela uma flor ainda mais espetacular. A planta pode passar muitos anos sem florescer e quando isso acontece a flor dura apenas um ou dois dias. Algumas pessoas viajam ao redor do mundo esperando ver uma flor da Amorphophallus titanum e os botânicos consideram que a chance de poder ver uma flor-cadáver pode ser um deleite de única vez na vida. Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.

Essa gigante assusta não só pelo tamanho, mas também pelo cheiro de carne podre que ela libera, o que deu a ela o singelo apelido de “flor-cadáver”.
O odor liberado é tão forte que atrai insetos carniceiros, principalmente besouros.
Essa flor começa a sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
A flor-cadáver não é só gigante e fedorenta, ela é também muitíssimo rara, o que faz dela uma flor ainda mais espetacular.

FONTE: The Huntington Library