Por que os pinguins não podem voar?

“Os pinguins são aves, mas são gordos e tem asas pequenas. Eles podem voar?” Thalita – São José dos Campos

Thalita, muita gente pensa que todas as aves podem voar, mas isso não é verdade. As galinhas, por exemplo, só voam em pequenas distâncias e muito mal. Os pinguins, coitados! Não podem voar nem um pouquinho se quer.

Vivendo no ambiente em que vivem (na Antártida, onde é muito frio e com gelo para todo lado) e com a evolução, os pinguins viram a necessidade de se adaptarem à vida marinha, onde eles conseguem alimento e podem caçar com muita facilidade, graças a estas adaptações incríveis!

Prestem atenção em um pinguim: ele possui os membros anteriores modificados em estruturas muito parecidas com as nadadeiras dos peixes, isso faz com que ele nade com muita rapidez e que possa fazer manobras dentro d’agua na hora de caçar. Além disso, o corpo dessas aves possui uma adaptação hidrodinâmica (como um torpedo). As penas são tão reduzidas que mais parecem pelos, elas ainda apresentam uma impermeabilização com óleos que protege o corpo na água gelada.

Para ter tantas vantagens sobre as demais aves, os pinguins tiveram que perder a capacidade do voo e por isso se tornaram animais tão peculiares. Hoje, os pinguins são considerados as aves mais adaptadas ao ambiente aquático. É também muito comum vermos em documentários que os pinguins quando saltam de uma pedra para outra costumam bater as “asas”, dando a impressão que tem vontade de voar. Mas não é nada disso! Ao saltarem, os pinguins batem suas asas para manter o equilíbrio do corpo e não cair. Só isso… Eles vivem muito bem adaptados à água nem pensam em voar como as demais aves.

Os pinguins batem as asas quando saltam para manter o equilíbrio!

FONTE