Pérolas verdadeiras podem derreter com vinagre. Entenda porque isso acontece!

“Karlla estamos estudando sobre as pérolas, como são formadas e tal. Descobri na internet que pérolas de verdade podem ser completamente destruídas se forem colocadas no vinagre. Isso é verdade?” Maria Eduarda Napoleão – Juiz de fora/MG

Isso é verdade, Maria Eduarda. As pérolas autênticas são formadas com 90% de carbonato de cálcio em sua composição. Esse composto químico pode realmente se dissolver na presença de ácido, mesmo sendo um ácido fraco como a vinagre. Os cristais de carbonato de cálcio presentes nas pérolas são transformados em cálcio pela ação do ácido acético, presente no vinagre. Como subprodutos dessa reação ainda têm o dióxido de carbono e água.

Se pingarmos vinagre caseiro em uma pérola verdadeira, irão se formar bolhas sobre elas, se a pérola for mergulhada em vinagre pode desaparecer totalmente. Da mesma forma, uma casca do ovo também poderá se dissolver em presença de ácido acético.

As pérolas são produzidas de um material chamado nácar, que é uma combinação de carbonato de cálcio, mármore e calcário. Elas são feitas de várias placas desta substância embaladas conjuntamente por conchiolina, um complexo de proteínas sintetizadas pelos moluscos, que servem para unir cristais. E saiba que, pela composição química de pérolas, elas podem se dissolver em qualquer solução ácida, como vinagre, laranja, suco e até mesmo no vinho. O tempo de dissolução depende de diversas variáveis como a temperatura, a área de superfície da pérola, e a acidez exibida pelo vinagre.

Se você não sabe como as pérolas se formam, clique AQUI!

imagem

pearl-oyster

Ops! alguém achou uma pérola verdadeira!

FONTE