Cuidado: Lacraias gostam de umidade!

“Eu gostaria que você publicasse algo sobre lacraias, já que tenho curiosidade sobre esse bicho pouco falado, porém muito comum nas casas.” Felipe Lima

“Que tal falar sobre lacraias? Morro de medo!” Eliana

As lacraias são animais pertencentes à classe Chilopoda e acreditem: algumas espécies podem alcançar quase 50 centímetros de comprimento! Podem ser facilmente reconhecidas, pois o corpo é comprido dividido em numerosos segmentos, cada um com um par de pernas articuladas que não se movem simetricamente o que dá muita rapidez ao animal. Na cabeça, possuem um par de antenas, dois pares de olhos simples e os maxilípedes onde se localiza o ferrão.

Lacraias são animais peçonhentos, no entanto, o veneno não é muito perigoso para o homem, mas um acidente com esse animal pode ser bastante doloroso. O veneno é muito eficiente para pequenos animais como outros artrópodes, roedores, anfíbios e etc, suas presas favoritas. Quando se sentem ameaçadas levantam a parte posterior do corpo para intimidar o inimigo, mas esse movimento não oferece nenhum risco uma vez que o ferrão não está ali.

Lacraia
Lacraias são animais peçonhentos, super adaptados ao ambiente úmido. Não transmitem doenças, mas sua ferroada pode ser bastante dolorosa.

Esses animais adoram ambientes úmidos, pois se desidratam muito facilmente. Na natureza se escondem sob folhas no solo, casca de árvores e troncos podres ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se protege. Em nossas casas são muito comuns em locais que não recebe luz solar e que seja úmido. Para encontrarem um ambiente ideal contam com um órgão chamado órgão de tomosvary, que são estruturas hidroreceptoras, que detectam umidade.

benson-chou
Aqui está uma mamãe protegendo suas dezenas de filhotes!
Lacraia01
Algumas espécies podem chegar a 50 cm de comprimento!

FONTE