Não poderia ser pior: Barata fantasma

“Eu vi uma barata albina. Eu nunca tinha ouvido falar de baratas brancas. Será uma espécie nova ou um albinismo? Infelizmente não tenho foto.” Lizandra

Lizandra, não posso garantir que não existam baratas brancas, ou albinas, ou então que essa seja uma nova espécie. Seria preciso que um especialista examinasse o inseto. Mas posso dizer que é possível que baratas brancas sejam vistas por aí. As baratas, assim como todos os insetos “trocam de pele” quando precisam crescer. Elas soltam a camada mais externa da pele (o exoesqueleto) para aumentar o tamanho do seu corpo, é como se ela trocasse de roupa.

Quando esse processo, que chamamos de ecdise acontece, o inseto fica com o corpo frágil com a cor bem clara, quase branca, pois uma nova pele ainda está se formando e precisa de um tempo para endurecer e escurecer, pois a quitina presente na pele dos insetos somente se enrijece quando entra em contato com o oxigênio do ar. Você pode ter visto uma barata nessa fase. Quando estão sofrendo ecdise, o inseto se mantém escondido, esperando a nova pele se tornar rígida para seguir a vida, por isso, não é muito comum vermos baratas brancas por aí. Nessa fase elas procuram o local mais seguro para se esconderem.

barata

branca

As baratas brancas, chamadas de noivas ou albinas, geralmente, nada mais é do que uma barata que acabou de trocar de pele.

molting-roach2

Nesta imagem podemos ver o momento em que a barata perde sua pele velha e faz a troca. Quando ela sai de dentro da pele antiga o corpo é todo branco.

—————————————

FONTE