Curiosidades

Por que algumas grávidas desmaiam com frequência?

“Olá, estou cursando o 3° semestre de recursos humanos e sou leitor assíduo do “Diário de Biologia”. Gostaria de perguntar: Qual a relação dos desmaios com as grávidas, como vemos na Tv, sempre uma grávida desmaia. Por que isso?” Henrique Abrantes




Henrique, os desmaios e tonturas na gravidez são causados, geralmente, por uma diminuição da pressão arterial ou por alterações no sistema cardiovascular. Existem muitas relações entre gravidez e desmaios e normalmente, esses sintomas acontecem devido a alterações no sistema cardiovascular, como aumento da frequência cardíaca. Também, por causa do bebê a quantidade de sangue no corpo é aumentada, fazendo com que o coração trabalhe mais, bombeando mais sangue. A pressão arterial baixa e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue podem deixar a futuras mamães tontas a ponto de desmaiar.

Razões que podem levar uma grávida ao desmaio:

Levantar-se rapidamente: Quando estamos sentados, o sangue vai das pernas para os pés. Como a gravidez provoca uma queda na pressão arterial, o corpo não consegue se ajustar a tempo quando a grávida levanta-se rapidamente. Não há sangue suficiente para retornar, o resultado é tontura e até desmaio.

Falta de água e alimentação adequada: A hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) costuma ser a maior causa de desmaios durante a gravidez. É ocasionada pela falta de alimento e água no organismo. Na gravidez o corpo necessita de quantidades balanceadas de todos os nutrientes, açúcares proteínas, carboidratos e gorduras. A falta desses componentes pode causar náuseas e tontura súbita. Quando os níveis de glicose caem, as células de boa parte do corpo podem se ajustar vivendo de gordura e proteína, pelo menos temporariamente. Mas o cérebro não pode usar gordura e proteína como energia. Ele precisa de glicose para sobreviver. Sem açucar ele dá um jeito de “desligar”, ou seja, provocar um desmaio. Isso acontece com todos, mas com as grávidas é mais frequente.



Anemia: Quando a grávida está anêmica, as tonturas e desmaios podem ser ainda mais frequentes. Uma pessoa com anemia ou deficiência de ferro, possui pouco transporte de oxigênio no sangue o que leva a dores de cabeça e tonturas frequentes principalmente nas grávidas. O cérebro não recebe a oxigenação necessária para se manter ativo e novamente “desliga”, provocando o desmaio.

Ambientes quentes: Lugares superaquecidos, ou até mesmo um banho ou ducha quente pode provocar uma dilatação da pressão arterial e consequente queda na pressão. Com a pressão caindo falta oxigenação no cérebro e o desmaio pode ser inevitável!

Deitar-se de costas: Tonturas no final da gravidez podem estar relacionadas à pressão do útero em crescimento. Isso acontece devido a uma pressão sobre a veia cava e as veias da pelve e uma diminuição na circulação do sangue nas pernas. Deitar-se de costas por longos períodos pode causar uma queda na pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, náusea e tontura. O ideal para a grávida é deitar-se sempre de lado.

grav



Queda de pressão, anemia, alimentação irregular e até a forma como a grávida deita podem causar desmaios!

FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


4 comentários

4 Comments

  1. E quantas mudanças corporai se hormonais alteram uma mulher em sua gravidez….

  2. Gostei muito da materia principalmente pela boa explicação direta da pergunta feita por Henrique que é um aluno de do Curso Recursos Humanos mas se enteresou pelo asunto devido sempre ver na tv as gravidas desmaiando e isso o deixou curioso.

    Maria de Fátima

  3. Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes

    em

    Eu desmaiei ,pelo menos duas vezes ,quando estava grávida da minha filha mais nova. Mas isso foi provocado pela emoção devida a um acontecimento, o 25 de abril de 1974.
    E também já não era nova.
    Os meus cumprimentos.

  4. Erico Brito

    em

    Minha esposa, grávida de 8 meses, já deve ter desmaiado umas 25 vezes (que eu me lembre). O gineco disse que as funções clinicas e a gravidez está tudo normal, nível de glicose, pressão arterial, etc. Ele recomendou procurar um neuro e um cardiologista. Estou preocupado.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo