Por que algumas grávidas desmaiam com frequência?

“Olá, estou cursando o 3° semestre de recursos humanos e sou leitor assíduo do “Diário de Biologia”. Gostaria de perguntar: Qual a relação dos desmaios com as grávidas, como vemos na Tv, sempre uma grávida desmaia. Por que isso?” Henrique Abrantes

Henrique, os desmaios e tonturas na gravidez são causados, geralmente, por uma diminuição da pressão arterial ou por alterações no sistema cardiovascular. Existem muitas relações entre gravidez e desmaios e normalmente, esses sintomas acontecem devido a alterações no sistema cardiovascular, como aumento da frequência cardíaca. Também, por causa do bebê a quantidade de sangue no corpo é aumentada, fazendo com que o coração trabalhe mais, bombeando mais sangue. A pressão arterial baixa e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue podem deixar a futuras mamães tontas a ponto de desmaiar.

Razões que podem levar uma grávida ao desmaio:

Levantar-se rapidamente: Quando estamos sentados, o sangue vai das pernas para os pés. Como a gravidez provoca uma queda na pressão arterial, o corpo não consegue se ajustar a tempo quando a grávida levanta-se rapidamente. Não há sangue suficiente para retornar, o resultado é tontura e até desmaio.

Falta de água e alimentação adequada: A hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) costuma ser a maior causa de desmaios durante a gravidez. É ocasionada pela falta de alimento e água no organismo. Na gravidez o corpo necessita de quantidades balanceadas de todos os nutrientes, açúcares proteínas, carboidratos e gorduras. A falta desses componentes pode causar náuseas e tontura súbita. Quando os níveis de glicose caem, as células de boa parte do corpo podem se ajustar vivendo de gordura e proteína, pelo menos temporariamente. Mas o cérebro não pode usar gordura e proteína como energia. Ele precisa de glicose para sobreviver. Sem açucar ele dá um jeito de “desligar”, ou seja, provocar um desmaio. Isso acontece com todos, mas com as grávidas é mais frequente.

Anemia: Quando a grávida está anêmica, as tonturas e desmaios podem ser ainda mais frequentes. Uma pessoa com anemia ou deficiência de ferro, possui pouco transporte de oxigênio no sangue o que leva a dores de cabeça e tonturas frequentes principalmente nas grávidas. O cérebro não recebe a oxigenação necessária para se manter ativo e novamente “desliga”, provocando o desmaio.

Ambientes quentes: Lugares superaquecidos, ou até mesmo um banho ou ducha quente pode provocar uma dilatação da pressão arterial e consequente queda na pressão. Com a pressão caindo falta oxigenação no cérebro e o desmaio pode ser inevitável!

Deitar-se de costas: Tonturas no final da gravidez podem estar relacionadas à pressão do útero em crescimento. Isso acontece devido a uma pressão sobre a veia cava e as veias da pelve e uma diminuição na circulação do sangue nas pernas. Deitar-se de costas por longos períodos pode causar uma queda na pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, náusea e tontura. O ideal para a grávida é deitar-se sempre de lado.

grav

Queda de pressão, anemia, alimentação irregular e até a forma como a grávida deita podem causar desmaios!

FONTE