Animais

Por que algumas aves voam em formato de V?

Por que algumas aves voam em formato de V?
5 (100%) 1 vote

“Por que os patos e outros pássaros voam formando um “V” no céu?” Marco Túlio




Pois é Marco, as aves são capazes de percorrer grandes distâncias durante os seus vôos, o que muita gente não sabe é que isso ocorre graças ao seu apurado instinto de cooperação em grupo. Parece um ensaio, mas não é.

Existem duas explicações essa formação de vôo. A primeira resulta numa grande economia de energia. Durante o voo, atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, ocorre uma turbulência, ou seja, o ar se move de uma forma desordenada tirando a estabilidade do voo. Nestes locais, a resistência do ar é menor e, então, é vantajoso que as aves voem atrás de outra ave ou da ponta de sua asa. Voando desta forma, as aves poupam energia, se esforçam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves.

Ainda tem mais… Se todas as aves voam de um mesmo lado, certamente se beneficiam da turbulência gerada pelas aves que estão na frente. Por isso, aparecem duas fileiras, uma de cada lado do líder do bando, onde não há nenhum companheiro à frente.

Mas aí eu pergunto: Se a ave que está atrás se beneficia pelo movimento da sua vizinha de frente, qual a vantagem de ser líder? Na verdade, o líder não é sempre o mesmo. Para manter a justiça no grupo, as aves se revezam na liderança, e as que se cansam se deslocam para trás. Idade, sexo e tamanho do corpo também determinam quem vai liderar a formação em V. Em um bando de adultos e juvenis, os mais novos geralmente não vão a frente porque são menos capazes de manter altas velocidades em posição de liderança e retardariam o grupo inteiro.



A segunda razão, diz respeito ao controle visual, ou seja. Na posição em “V” o campo de visão é melhor. Quem imitou essa formação foram os aviões militares de caça. Eles voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.

passaros-em-v-564x356

Para diminuir a turbulência, para melhorar o campo de visão.

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


7 comentários

7 Comments

  1. Tudo de bom a matéria! Parabéns

  2. daniel

    em

    Legal. 😀

  3. jordania

    em

    estou pensando em cursar biologia, para fazer pesquisa de campo, e ministrar aulas também. vi que o curso seria bacharel, certo?! mas outra duvida, para atuar nessa area de pesquisa, preciso morar em uma cidade de interior ou uma grande capital me oferece esse emprego? é dificil encontrar um emprego na area de pesquisa?

  4. L

    em

    Por que algumas aves voam em “V”?
    Deve ser pelo mesmo motivo que algumas cobras correm em S.

  5. Cristiano

    em

    Legal.

  6. leandro

    em

    muito lindo !!! perfeita a natureza ! o ruim, é saber que homem copia o comportamento da natureza, pra táticas de guerras. parabéns pelo diário,Karlla patrícia!!! que profissão linda vc tem! a net tbm tem coisas !!

  7. Angelo Cardoso

    em

    E depois dizem que os animais são irracionais!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo