Curiosidades

Por que cortar cabelos e unhas não dói?

“Queria saber por que não sentimos dor quando cortamos os cabelos e as unhas? Qual a diferença dessas duas coisas em relação ao resto do corpo?” Ariana Pereira




Olá Ariana. Você tem toda razão, diferente de um cortar um dedo e arrancar um dente, cabelos e unhas podem ser cortados que não causam nenhuma dor. Unhas e cabelos são constituídos por uma substância chamada queratina que é produzida por células diferenciadas da pele conhecidas como queratinócitos. A queratina é, também, constituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos, espinhos (do porco-espinho), entre outros.

Mas se unhas e cabelos é parte do corpo, por que não sentimos dor ao cortá-los? Bem, isso acontece por que essas estruturas não possuem terminações nervosas e por isso não enviam sinalização de dor ao cérebro caso sofram danos. Ou seja, nossos cabelos e unhas podem ser cortados quantas vezes forem necessárias que nunca sentiremos dor.

As terminações nervosas são estruturas que transportam para o cérebro a dor quando nos cortamos, queimamos ou batemos em alguma coisa, e também são aquilo que nos faz sentir que algo nos toca e se estamos tocando uma textura fina, grossa, áspera ou fofinha. Os nervos são como informadores que indicam que alguma coisa toca nossa pele. Então, cortar o cabelo ou as unhas não é problema para o corpo, pois os queratinócitos trabalham duro substituindo-os o tempo todo e por isso é que não existe nenhum sistema de alarme que nos avise que algo está errado.

cortar-franja



Tente imaginar a situação em que cortar cabelos e unhas causasse dor. Seríamos bola de pelos com unhas gigantes, pois nem todo mundo ia querer passar por um processo cirúrgico para cortar essas estruturas. A natureza é perfeita!

————————————————-

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


12 comentários

12 Comments

  1. Victor

    em

    Que inverdade. Falar que arrancar um dente não dói. Deixa eu te dar uma moca na boca para você ver se não dói não.

    • Paloma Oliveira

      em

      Arrancar dente dói siim, porque na GENGIVA existem terminações nervosas. No texto acima isto está sendo afirmado.”)

  2. Vinicius

    em

    Existe alguma pessoa com anomalia e possuem terminações nervosas nos cabelos e unhas ???

  3. A

    em

    Se causasse dor a gente não cortaria e acharia deixar grande normal… FATO!

  4. Boa!!! É uma coisa tão natural que não paramos pra nos fazer essa pergunta. Muito bom !

  5. Paloma Oliveira

    em

    Muiiiton interesaante essa postagem !! Vou passar a visitar diariamente esse blog.

  6. cassia

    em

    oi eu vi sua explicação que os cabelos e as unhas não estão ligados a terminações nervosas certo, mais se puchamos o cabelo ou arrancamos uma unha ou a machucamos de alguma forma doí muito porque então ?

    • Ambrósio Quimbácala Georgina Maluta

      em

      Cassia a sua dúvida é boa, mas fica claro pra ti que, a unha e o cabelo, estão íntimamente ligada a pel. Por isso digo que quando puchamos o cabelo, ou arrancamos a unha, a dor que se produz não é da unha nem, do cabelo, mas sim é da pele. A pele sim tem terminações nervosas.

    • Isabela

      em

      Porque conforme puxamos é a pele que dói, não o cabelo nem a unha. Como estão ” colados ” a pele, puxa e a pele sim tem terminações nervosas.

  7. Ambrósio Quimbácala Georgina Maluta

    em

    Sim, é bem evidente que, quer o cabelo, com a unha não têm nem ramas aferente, nem tão pouco eferente das terminações nervosas. E também, a unha e o cabelo, são prolongações da pele, constituidas por células cujo o citoplasma está toda acupada de queratina (queratinocitos). Tudo que não tem terminações nervosas, não envia estímulos ou sinais na cortesa cerebral,além do mais, quero deixar claro que as vias espinotalámica anterior e lateral (responsáveis de levar a corteza cerebral a informação de dor), não apresenta receptores no cabelo, nem na unha, por isso, o indivíduo não sente a dor quando lhe é cortado a unha e o cabelo.

  8. Sandra Roos

    em

    Bem, meu ex-marido e pai de meus 2 filhos tem terminações nervosas nas unhas, ele jura que dói ao cortar e é realmente um drama cortar as unhas tanto da minha filha como de meu filho que infelizmente foram prejudicados pela genética e ‘puxaram’ as unhas iguais as do pai… as minhas não doem e eu juro a eles que é assim como todo mundo, mas o pai ‘jura’ que dói sim e não tenho como rebater, não estou na ‘pele’ dele… sei lá, mas acho que ele realmente tem alguma ‘anomalia’ ou tipo de unha diferente, é possível eu acho…

  9. Ramon

    em

    ADOREI! Aliás adoro tudo o que tem aqui, amo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo