Como os insetos respiram?

” Insetos respiram? Como eles respiram… eles tem fossas nasais?” Simon A. Kische

Simon, assim como nós, os insetos necessitam de oxigênio para viver, e produzem dióxido de carbono como um produto residual. Mas para dizer que os insetos “respiram” é preciso entender um monte de coisa, pois eles não têm pulmões, muito menos nariz, nem tampouco possuem o transporte de oxigênio através dos seus sistemas circulatório. Vamos ver como é isso?

Bom, os insetos possuem uma série de tubos chamados de sistema traqueal para realizar a troca de gás por todo o corpo. A respiração é principalmente por difusão. O ar entra por buraquinhos posicionados lateralmente no corpo, chamados de espiráculos e é conduzido pelo corpo pelo sistema traqueal. Cada tubo traqueal termina em uma célula especializada para troca de gases com outras células do corpo.

image016
Esta larva de besouro tem os espiráculos bem visíveis! O ar entra por buraquinhos posicionados lateralmente no corpo, chamados de espiráculos e é conduzido pelo corpo pelo sistema traqueal.

Quando o ar atinge a traquéia, o oxigênio se dissolve no líquido traquéia. Através da difusão simples, oxigênio, então se move para a célula e dióxido de carbono entra no tubo traqueal. O dióxido de carbono é assim como em nós, um resíduo metabólico e sai o corpo através dos espiráculos. Os insetos podem inclusive controlar sua respiração. Ele pode abrir e fechar os espiráculos com contrações musculares. Um inseto que vive em um ambiente seco vai manter as válvulas espiráculo fechada para evitar a perda de umidade.

A difusão faz com que a respiração seja difícil e isso coloca alguns limites no corpo do inseto. A taxa de difusão do gás não pode ser controlado, e apenas mostra-se eficiente para pequenos organismos. Essa é a principal razão pela qual não podemos ver insetos de tamanho gigante por aí. Enquanto os insetos respiram por difusão simples, eles não poderão ser maiores do que já são.

espira
Olha como este inseto tem os espiráculos bem visíveis!
scilens2002_11
Aqui uma imagem de microscopia eletrônica mostrando  um espiráculo detalhadamente!

FONTE